OPINIÃO

Reminiscências – Hospital Santo Antônio Ltda.

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Referência na área da saúde o hospital instalado no número 931 da Av. Lido Tagliari, no centro da cidade de Estação, completou 68 anos de fundação. A iniciativa partiu de um grupo de residentes capitaneados por Jair Boeira de Almeida, na então Estação Getúlio Vargas, também denominada de Bairro Industrial. As obras do prédio de três andares tiveram início nos primórdios do ano de 1952, após a formação societária, e entrou em funcionamento em pouco mais de um ano. O Hospital Santo Antônio Ltda. foi um dos inúmeros empreendimentos inovadores da década de cinquenta do século passado. Como ocorreu em colunas anteriores a reminiscência deste período vem sendo resgatados das páginas do jornal O Município de Getúlio Vargas editado por José Antônio Zaar.

I I

Na edição do dia 10 de janeiro de 1953 o semanário, que circulava aos sábados, abria a matéria de capa com o título “Recepcionado com banquete o diretor do Hospital Santo Antônio, Dr. Mário Abrão”. Com as obras concluídas e os equipamentos instalados era preciso um médico para a direção clínica do hospital. Vindo da capital do Estado o médico foi recebido na cidade de Passo Fundo por uma comitiva, que em caravana de automóveis o acompanhou até Estação. A informação foi retirada da matéria citada, que descreveu o que segue no segundo parágrafo: “A firma proprietária já adquiriu o que de melhor e mais moderno há em matéria de aparelhagem cirúrgica, faltando poucas semanas para precedida a inauguração do hospital”.

I I I

Também mereceu o registro a dificuldade dos empreendedores em encontrar um profissional a quem confiar à direção do estabelecimento, transposta com a confirmação do Dr. Mário Abrão. Em relação ao banquete oferecido pelo hospital nos salões do E. C. Cruzeiro do Sul, o editor do jornal, convidado para o evento, registrou: “À ágape compareceram as pessoas mais gradas do município. Em nome da população de Estação fez uso da palavra o Padre. Alberto Stawinski, Vigário da Paróquia local”. E segue: “Falando em nome do homenageado o senhor Darcilo Giacomazzi frisou que se foi construído o Hospital Santo Antônio, não foi para fazer sombra a quem quer que seja, mas sim para dar sombra a quem dele necessita e que a iniciativa deve ser bem interpretada”. Em 1954 foi à vez de homenagear Jair Boeira de Almeida, que foi fazer história em Porto Alegre, assumindo a presidência o sócio Guerino Beledelli.

I V

Ao longo desta trajetória de quase sete décadas, o Hospital Santo Antônio triplicou suas instalações, adotando inovações técnicas, profissionais e as normas regulamentadoras. Atualmente a Dra. Roseli Pavinatto Tagliari responde pelo corpo clínico formado por outros oito colegas, de diferentes especialidades. Dotado de um Sistema de Controle Interno de Qualidade, o Laboratório Pró-Saúde atende a demanda dos exames requisitados pela clínica. Recentemente foi inaugurado o Centro Clínico Santo Antônio, na esquina da Av. Lido Tagliari com a Jair Boeira de Almeida. A sociedade é hoje presidida por Mário Muscope. Na galeria dos ex. presidentes constam ainda os senhores Pedro Anziliero, Rozimbo Maffesoni, Lido David Tagliari, os médicos Paulo Berto, Daniel Caramori e Nabor de Souza, e o cirurgião dentista Dirceu Guollo.

 Curtas:

 # A contar da próxima quinta-feira (16), os estabelecimentos e as pessoas que desrespeitarem o uso obrigatório de máscaras de proteção facial serão multados em R$ 200,00 no município de Getúlio Vargas.

# A nova legislação foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores na sessão ordinária do último dia seis, como uma das medidas urgentes para contenção da Coronavírus.

# O município de Estação realiza no dia 24 de julho uma audiência pública no Espaço Cultural Orlando Tagliari, junto a Câmara de Vereadores.

# Na pauta do convite assinado pelo prefeito Humildes Camargo (MDB), o projeto de lei de Diretrizes Orçamentária anual para o exercício 2021.

# O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, divulgou as novas datas e prazos para as eleições de 2020, em razão da aprovação da PEC 18/2020.

# A medida serve de prevenção ao contágio do novo coronavírus entre os eleitores no dia da votação, antes marcada para outubro.

# O primeiro turno acontecerá em 15 de novembro, e o segundo turno será no dia 29 de novembro.

As Convenções partidárias terão início em 31 de agosto e acabam no dia 16 de setembro;

# O Registro de candidatos junto à Justiça Eleitoral deve ocorrer até 26 de setembro, e o início da propaganda eleitoral após dia 26 de setembro.

# Depois do Centro Esportivo Municipal Ataliba José Flores ter sido pichado, o Centro Esportivo e Recreativo Municipal, antigo Sesi, foi o alvo dos vândalos. 

# A Praça do Bairro Champagnat, que sequer foi inaugurada, também entrou na roda dos pichadores de plantão.

# Num comunicado da assessoria de imprensa do município de Getúlio Vargas, a informação que tais atos configuram crime previsto em lei, sujeito a prisão de três meses a um ano, e multa.

Dito & Feito:

O vereador Plínio Triches (PV) se licenciou da Câmara Municipal de Estação neste mês de julho, abrindo espaço para a suplente. Acadêmica de Assistência Social, Roseli Fátima Rocha Lopes (PV) tomou posse na primeira sessão ordinária deste mês. Ela integrou a lista dos seis candidatos ás eleições proporcionais de 2016, que garantiu a vaga do professor Plínio para seu primeiro mandato, com 316 votos. 

Gostou? Compartilhe