OPINIÃO

Reminiscências: Campo de Pouso

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O 110º aniversário do Aeroclube do Brasil será celebrado em 2021. Reconhecido como o berço da aviação brasileira, foi o 17º no mundo. Seguindo os moldes do Aéro-Club de France, fundado no apagar das luzes do século dezenove, o congênere instalado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, recebeu de imediato o apoio do jornal A Noite, fundado por Irineu Marinho. Em 1931, quando Getúlio Vargas, então presidente do governo provisório, assinou o decreto que criava o Departamento de Aeronáutica Civil (DAC), a aviação comercial já operava em território nacional. Também já havia escolas de pilotagem em diferentes unidades da federação.

I I

Idealizada por Joaquim Pedro Salgado Filho, primeiro Ministro da Aeronáutica, foi lançada no ano de 1941 a Campanha Nacional de Aviação. Divulgada pelos Diários Associados, rede de jornais pertencentes a Assis Chateaubriand, resultou na fundação de centenas de aeroclubes. No alvorecer da década de 1950 foram dados os primeiros passos para a criação do Aero Clube no jovem município de Getúlio Vargas. E com ele a necessidade da construção do seu Campo de Pouso. O Município de Getúlio Vargas, jornal local editado por José Antônio Zahar, abriu suas páginas a entidade presidida pelo advogado Léo Stumpf. Em que pese ser apontado como determinante para o fortalecimento da economia local, o projeto precisou esperar alguns anos para se concretizar.

I I I

Na capa da edição de 28 de maio de 1955, distribuída nas seis colunas em caixa alta, a manchete “Em setembro será concluído o Campo de Pouso”. Na apresentação da entrevista concedida ao editor do semanário pelo presidente do Aero Clube, a afirmativa: “O progresso de nosso município não pode parar – precisamos de um aeroporto”. A falta de unanimidade em relação é apontada, e dentre os argumentos “a proximidade dos Campos de Passo Fundo e Erechim”. Stumpf revela que o Departamento Aeroportuário do RS havia dado o aval para a construção de duas pistas na área adquirida pelo Aero Clube no ano de 1953. Mas que por deficiência de máquinas no setor de obras da Prefeitura o projeto estava emperrado.

I V

Na matéria que segue na página 03 e termina na seguinte, o entrevistado lembra que a construção da pista havia sido incluída na plataforma da campanha vitoriosa do prefeito Ernesto Bergamini e Darcilo Giacomazzi. A certeza da realização dos trabalhos é manifestada na sequencia. “Entretanto o senhor Prefeito já tudo previa”. E segue: “Seu plano é concentrar em setembro, não só as máquinas rodoviárias do município, mas também dois tratores disponibilizados pela Granja Riograndense, dois pela Fazenda Agrícola Bergamini, e um da Fazenda Giacomazzi”. Há 65 anos a união de voluntários, poder público e empreendedores em prol do Campo de Pouso e do Aero Clube foi bem sucedido. Por motivo de força maior foi desativado para ressurgir agora com todo vigor.

Curtas:

# Os integrantes da Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura Urbana e Rural da Câmara Municipal de Estação estão analisando o Projeto de Lei 016/2020 do poder executivo que cria o Parque Industrial II.

# O projeto 06/2020, de autoria do vereador Alciones Domingos Conte (PPS), que atribui ao Parque Industrial o nome de Dieter Ludwig Oswald, foi aprovado por unanimidade na primeira sessão de junho do legislativo estaçonense.

# As eleições municipais de 2020 devem acontecer entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro.

# A informação foi dada em primeira mão pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em entrevista ao programa Roda Viva na noite de segunda-feira (15).

# As datas exatas do primeiro e segundo turno ainda não foram definidas e o assunto tramita no Congresso Nacional.

# A movimentação dos dirigentes partidários e pré-candidatos ao legislativo e executivo se intensificaram ao longo da semana.

# Na noite de quarta-feira (17) a executiva do PL de Erechim realizou uma reunião virtual e definiu os pré-candidatos a prefeito.

# Os nomes de Paparico Bacchi, Cláudio Pagliosa, José Rodolfo Mantovani e Adilson Stankiewicz devem ser submetidos aos filiados na convenção do PL erechinense programada para o início de julho.

# Liminar concedida pelo juiz da comarca de Espumoso está impedindo a veiculação de uma reportagem da RBS TV.

# A matéria trata da concessão irregular do abono emergencial e o pedido foi feito por uma das pessoas citadas na reportagem.

# O fato, que configura censura prévia, proibido na Constituição Brasileira, repercute em todo o país e foi repudiado pela Associação Nacional de Jornais, entre outras.

# A relação dos beneficiados pelo auxílio emergencial está disponível no Portal da Transparência e pode ser consultado por município.

Dito & Feito:

Pelo 7º ano consecutivo o Tribunal de Contas do Estado aprovou as contas do governo de Ipiranga do Sul. A informação foi divulgada no último domingo (14) pelo prefeito Mário Luís Ceron (PTB) em entrevista ao vido na Rádio Sideral. 

Gostou? Compartilhe