OPINIÃO

Em curso a transição no governo de Estação

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Em 2016 o então prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) recebia o prefeito eleito Humildes de Almeida Camargo (MDB), para dar inicio a transição de governo. Passados quatro anos, em posição inversa, a situação se repete. Marcada pela civilidade, predicado destas duas lideranças políticas do município de Estação, a primeira reunião foi realizada na terça-feira, primeiro dia útil de dezembro. Com a presença das respectivas equipes, foi montado um cronograma de trabalho que vai entre outros, verificar a situação financeira, fiscal e administrativa. A situação protocolar, que está em curso em pelo menos 58% dos municípios do RS em que foram eleitos novos prefeitos, é determinante para o sucesso das administração 2020 - 2024.

II - O prefeito eleito, que conhece os meandros da administração pública, deve divulgar a relação do secretariado ainda na primeira quinzena de dezembro. No registro fotográfico do encontro dos gestores feito pela assessoria de imprensa do município, a presença do atual vereador e vice-prefeito eleito Alciones Domingos Conte (PP). Por motivos óbvios as áreas da saúde e educação foram elencadas como prioritárias neste período de transição. E terá continuidade com a nova gestão que tomará posse no dia primeiro de janeiro. Outra medida protocolar foi anunciada por Geverson Zimmermann: na primeira semana de janeiro, entre os dias 04 e 08, o balcão e a tesouraria estarão em expediente interno, com o retorno do atendimento ao público no dia 11.


Em Erebango a iniciativa parte do prefeito eleito

No início da manhã desta sexta-feira (04), o prefeito eleito de Erebango irá a até a sede do Poder Executivo para protocolar um requerimento. Na missiva assinada por Valmor José Tomelero (MDB), o pedido de informações necessárias para dar curso á transição de governo. Apesar de alguns dados estarem no Portal da Transparência, disponível no site da prefeitura, os relativos à Lei Orçamentária, Plurianual, e convênios são determinantes para a celeridade do planejamento da administração que vai tomar posse dentro de 27 dias. De igual modo a previsão das receitas, as dívidas existentes, entre outros. Também apresenta o nome das quatro pessoas, dentre os quais dois servidores públicos, para receber as informações solicitadas. Este escriba conversou por telefone com Tomelero na manhã de ontem (03).

II - Ao ser questionado sobre a futura equipe de governo, a resposta foi direta: os cargos de segundo e terceiro escalões que são essenciais serão preenchidos com quadros do MDB, PP e PTB. E o secretariado? Sem titubear revelou que pelo menos nos primeiros seis meses irá responder interinamente pelas pastas da Administração, Finanças e Educação. As secretarias de Obras e da Agricultura terão como interino Flávio Evandro Kusz (MDB), vice-prefeito. E as da Assistência Social e Saúde a cargo de Claura Araldi, primeira-dama. Além da medida, que visa despesas com a folha, o novo governo deverá transferir a prefeitura para a nova edificação, inaugurada em 2016, no governo do prefeito Ênio Meregalli (PP). O histórico prédio que abrigou a sede do governo desde a instalação do município passará a abrigar a Câmara de Vereadores.


Curtas:

# O Secretário Jairo Klein, do Desenvolvimento Econômico, presidiu na manhã de segunda-feira (30) a reunião on-line com os integrantes da comissão do Troféu Destaque Econômico de Getúlio Vargas.

# Na sua 30ª edição, a iniciativa é da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, e formado por um colegiado de representantes das Secretarias da Fazenda e Desenvolvimento, e de entidades e imprensa.

# O levantamento do valor adicionado no exercício fiscal anterior pelo comércio, indústria, serviço e setor primário tem como indicadores o Tesouro Estadual e Municipal.

# A solenidade, que desde a primeira edição ocorrida no ano de 1991, é realizada durante sessão da Câmara de Vereadores, não deverá ser realizada e os troféus e certificados entregues diretamente aos agraciados.   

 # O fechamento de alguns trechos das Avenidas Borges de Medeiros e Severiano de Almeida nas noites do último final de semana surtiu o efeito esperado pelas autoridades.

# E também mereceu elogio das famílias que moram em frente aos dois logradouros públicos, que já não lembravam mais como era aprazível uma boa noite de sono.

# Na tarde de ontem a municipalidade divulgou uma nota reiterando os termos do Decreto firmado na segunda-feira (30), que adotou medidas para conter a Covid-19.

# Dentre elas a proibição da permanência de pessoas em locais públicos como ruas, calçadas, praças e parques, permitida apenas para a realização de exercícios físicos.

# Também é proibido ficar bebendo nas calçadas, compartilhando bebidas, bem como a colocação de mesas e cadeiras no passeio público.

# Por fim, a nota adverte que a Brigada Militar e as equipes de fiscalização da prefeitura vão fiscalizar e se necessário orientar os infratores. 

Dito & Feito:

A comissão organizadora do 12º Natal Espírito que Contagia, e do aniversário de 86 anos do município de Getúlio Vargas apresentou nesta semana a programação que será descentralizada e que atende as normas de prevenção a pandemia do coronavírus. 

 

Gostou? Compartilhe