Quatro são presos por integrarem associação criminosa de roubo e furto de veículo

Outros 11 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos

Escrito por
,
em
Mandados de busca e apreensão e prisão preventiva foram cumpridos nos bairros Zachia, Valinhos e Vera Cruz

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir sua matéria?

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo prendeu quatro pessoas na manhã desta quinta-feira (7) acusadas de integrarem uma associação criminosa que furtava e roubava veículos e depois extorquia as vítimas há pelo menos um ano  no município.  As prisões integraram a Operação Candles, que cumpriu outros 11 mandados de busca e apreensão e mais dois de prisão nos bairros Zachia, Valinhos e Vera Cruz. Segundo o delegado responsável, Diogo Ferreira, este era um dos últimos grupos organizados que atuava no município neste crime.

 

Conforme as investigações, o foco do grupo criminoso eram camionetas, especialmente, GM/S10. O grupo foi associado a 14 furtos/roubos de veículo ocorridos entre outubro de 2018 e outubro de 2019 e até o momento foram apreendidos roupas e veículos utilizados nos crimes, além da quantia de R$ 13 mil em espécie.

 

Segundo o delegado Diogo Ferreira, eles primeiro tentavam extorquir os donos dos veículos roubados e depois tiravam as peças, caso a extorsão não tivesse sucesso.

 

"Quinze pessoas foram investigadas e indiciadas pelos crimes praticados pela associação criminosa. O foco do grupo eram camionetas, especialmente do modelo S10. A primeira linha de atuação era praticar a extorsão, ou seja, pedir resgate para a vítima para que o veículo fosse devolvido. Caso não conseguissem receber o valor, os criminosos desmanchavam o veículo e vendiam as peças a receptadores”, explicou.

 

Queda nos indicadores

 

Esta não é a primeira operação com foco neste delito realizado em Passo Fundo neste ano. O relfexo direto, segundo Ferreira, é a queda exponencial nos indicadores de furtos e roubos de veículos em Passo Fundo.

 

“Os furtos e roubos de veículos depois de aumentarem consideravelmente nos últimos anos, começaram a baixar, tendo em vista investigações qualificadas e prisão dos principais autores dos crimes e receptadores. No entanto, esta quadrilha é uma das remanescentes que continua em liberdade, e assim, continuam praticando crimes, principalmente furto de veículo, e agem tendo em vista que dificilmente ficarão presos somente pelo furto de veículo, assim, agem indiscriminadamente”, apontou o delegado.

 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), enquanto os furtos de veículos registraram o menor acumulado históricos desde 2014, os roubos de veículos tiveram o menor índice desde 2010.

 

Em relação aos furtos de veículos praticados entre janeiro e setembro deste ano em Passo Fundo, o acumulado chegou a 316 casos, contra 279, há cinco anos. Em relação a agosto, setembro teve 30% menos registros.

 

Ainda conforme os dados, apenas setembro – último mês atualizado – teve 38 casos de furtos de veículos, enquanto em setembro de 2018 foram 54 registros. Quando comparados os totais acumulados de janeiro a setembro dos dois anos, a queda foi de 9%, com 349 registros nos primeiros nove meses de 2018 e 316, em 2019.

 

Participaram da operação Candle 35 policiais, de todas as Delegacias de Passo Fundo.

 

Os presos serão encaminhados ao sistema prisional.

 

Os crimes

 

29/10/2018 – FURTO DE VEÍCULO
Caminhão VW/8.150 furtado do pátio da empresa. Investigação constatou que o grupo foi responsável pelo furto e posterior extorsão. Vítima pagou resgate e veículo foi devolvido.

 

02/04/2019– FURTO DE VEÍCULO
GM/Silverado estacionada em via pública. Enquanto estava almoçando, vítima viu a caminhonete passando pela frente do restaurante e imediatamente acionou a Brigada Militar. A BM localizou o veículo próximo à residência de um dos membros da quadrilha.

 

28/04/2019 – FURTO DE VEÍCULO
GM/S10 estacionado em via pública.

 

04/05/2019 – FURTO DE VEÍCULO
GM/S10 furtada nas proximidades do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Câmeras flagraram a ação e constataram que os irmãos líderes da quadrilha foram identificados praticando o furto. Veículo foi recuperado (sem as rodas, bancos, peças do motor e sinaleiras) e devolvido.

 

07/05/2019 – FURTO DE VEÍCULO
 Ford/F1000 furtada próxima à residência da vítima. Testemunha visualizou um dos autores do furto empurrando o veículo. Veículo não foi localizado até agora.

 

13/05/2019 – FURTO DE VEÍCULO
GM/S10 estacionada na via publica próximo ao Hospital de Clínicas de Passo Fundo, furtada pela quadrilha, e até o momento não recuperada. Investigação constatou que os criminosos desmancharam o veículo e venderam as peças. Grupo também extorquiu vítima.

 

28/05/2019 – ROUBO DE VEÍCULO
Ford Ranger roubada por dois indivíduos que renderam a vítima quando chegava em casa. Veículo recuperado posteriormente e devolvido.

 

28/05/2019 - FURTO DE VEÍCULO
GM/S10, estacionada na região central, e furtada pelo grupo criminoso. Veículo foi recuperado (sem as rodas e sinaleiras) e devolvido. Vítima também foi extorquida.   

 

04/06/2019 – FURTO DE VEÍCULO -
GM/S10 furtada próximo a uma academia no Bairro São Cristovão. Vítima foi extorquida. Investigação apontou que um dos autores das extorsões está recolhido no Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF) e recebia em um aparelho celular fotos e dados enviados pelos autores do furto para praticar a extorsão. O veículo foi recuperado (sem as quatro rodas e sem sinaleira) e devolvido.

 

20/08/2019 – FURTO DE VEÍCULO
GM/S10 furtada de estacionamento de posto de combustível. Imagens das câmeras de segurança gravaram toda a ação e identificou os autores do furto.

 

25/08/2019 – FURTO DE VEÍCULO
GM/S10 estacionada próximo ao Paço Municipal. Análise das câmeras de segurança apontaram que dois indivíduos chegaram no local com um GM/Celta, branco. Um desceu e furtou a S10.

 

30/08/2019 – FURTO DE VEÍCULO
Veículo GM/S10. Investigação constatou que a associação criminosa investigada praticou o furto do veículo.

 

01/10/2019 – FURTO DE VEÍCULO
 Ford/F1000, estacionado na rua no bairro São Cristovão. Câmeras do local capturaram toda a ação. Um dos líderes do grupo foi identificado como o autor do furto.

 

15/10/19– FURTO DE VEÍCULO
 VW/Gol furtado próximo a um atacado no bairro São Cristovão. BM foi acionada e recuperou o veículo logo em seguida. Dois integrantes da quadrilha foram localizados próximos ao veículo com documentos do veículo furtado.

Gostou? Compartilhe