BM realiza operação contra a violência doméstica em mais de 60 cidades

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ONDivulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

A Brigada Militar realizou nesta quinta-feira (30), a Operação “Jerônyma Mesquita”, que teve como objetivo intensificar a fiscalização das medidas protetivas de urgência (MPU) por meio das Patrulhas Marias da Penha (PMPs) no Rio Grande do Sul. A ação, que ocorreu entre as 9h e às 17h, aconteceu simultaneamente em 62 municípios com a participação de 160 policiais militares. Ao final das oito horas de operação, foram contabilizadas sete prisões por descumprimento das MPUs e 527 visitas a residências de mulheres vítimas de casos de violência doméstica.

Além da fiscalização das medidas protetivas, os policiais também realizaram a busca ativa de foragidos por descumprimentos das ordens judiciais, cumpriram mandados de prisão e outras determinações da coordenação regional da Patrulha Maria da Penha. Todos batalhões da BM que possuem unidades das PMPs participaram da ofensiva.

Os comandos regionais de policiamento ostensivo (CRPOs) e as regiões atendidas durante a ação desta quinta-feira foram: Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Taquari, Missões, Fronteira Noroeste, Fronteira Oeste, Planalto, Serra, Sul, Vale do Rio Pardo, Central, Alto Jacuí, Centro Sul, Litoral e Vale do Caí.

O nome dado à operação também marcou o Dia Nacional da Mulher, celebrado neste 30 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Jerônyma Mesquita, enfermeira que também exerceu várias lutas para garantir direitos, como o voto, a outras tantas mulheres no Brasil.

Neste período de distanciamento social, necessário para minimizar a propagação da pandemia do novo coronavírus, a denúncia dos casos de violência doméstica é ainda mais fundamental para o trabalho das policiais. A BM incentiva todo cidadão – familiar, amigo, vizinho ou mesmo desconhecido – a avisar as autoridades sobre situações de ameaça e agressão a mulheres.

Confira os canais de denúncia:

- Telefone 190 (para situações de emergência)

- Disque 180

- Disque 181 ou Denúncia Digital 181 (clique aqui)

- WhatsApp 9.8444.0606 (Polícia Civil)

- Qualquer delegacia de polícia no RS

Gostou? Compartilhe