Chuva e ventos fortes causam transtornos em municípios da região

Em Passo Fundo ocorreram alagamentos e queda de árvore

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/ON

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A forte chuva registrada em toda a região norte do Rio Grande do Sul, na terça-feira, trouxe  transtornos para cidades da região. Em Marau, os ventos fortes provocaram destelhamentos de residências em vários pontos da cidade. No interior de Ernestina, um galpão teve o telhado de zinco arrancado pelas rajadas de vento. 

Em Passo Fundo houve registro de alagamentos na vila Entre Rios, Vila Carmem e bairro Jaboticabal. Na rua Afonso Pena, bairro Petrópolis,  uma árvore caiu ontem à tarde, bloqueando completamente o fluxo de veículos. 

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil em Passo Fundo, responsável por 76 município do norte gaúcho, Major Ricardo Mattei Santos, a chuva com ventos fortes ocorreu com mais intensidade na divisa do estado com Santa Catarina. 

 “Nos municípios de Frederico Westphalen e Sarandi foram registrados até o meio dia de terça-feira,  100 milímetros de chuva”, afirmou. 

Temporal

Alguns municípios da região ainda se recuperam do temporal da da última semana. O município de Itatiba do Sul, próximo de Erechim, estava sem energia elétrica na zona rural nesta terça-feira. A RGE trabalha deste a semana passada  para restabelecer a normalidade em toda a região. 

Na última semana a Defesa Civil registrou danos nos municípios de Itatiba do Sul, Barra do Rio Azul, Aratiba, Áurea, Cacique Doble, Carlos Gomes, Paim Filho, São João da Urtiga, Barracão, São José do Ouro, Sananduva, Tapejara, e Ibiaçá. A defesa Civil trabalha em parceria com as prefeituras para realizar o levantamento completo  dos prejuízos para que possam decretar Situação de Emergência. 

A forte chuva concentrada em poucas horas trouxe  diversos transtornos para os moradores da região. Por outro lado, é  bem-vinda para  ajudar a repor o déficit hídrico que vem se acumulando desde o ano passado. “Tem o reflexo negativo, porém, também há um aspecto de que esta chuva, que não esperávamos com tanta intensidade neste momento, está amenizando a situação de estiagem e repondo a água no lençol freático”, finalizou Major Mattei. 

Estado 

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)  iniciou nesta terça-feira (7/7) os reparos na cabeceira da ponte sobre o Arroio Passo Novo, no Km 103,88 da RSC-377, em Cruz Alta. O trânsito sobre a estrutura foi interrompido totalmente em razão do agravamento de uma erosão no aterro de uma das cabeceiras, provocada pela forte chuva da noite passada.Durante o bloqueio total da travessia, os usuários que se deslocam de Cruz Alta em direção a Ibirubá devem ingressar na BR-158 até a BRS-285, em Panambi. Ao chegarem a Saldanha Marinho, devem seguir pela VRS-819 até Colorado e, posteriormente, pela ERS-402, passando por Tapera e convertendo à direita para chegar a Ibirubá.

Previsão 
A chuva deve continuar em Passo Fundo nesta quarta-feira, principalmente durante o período da tarde. Na quinta-feira, a chuva se afasta  para dar lugar ao frio, que volta com força. As temperaturas devem variar entre 2º C e 11 graus. Na sexta-feira, o sol prevalece e a temperatura volta a subir.Para o fim de semana, a previsão é de mais chuva em toda a região norte do Rio Grande do Sul.

Gostou? Compartilhe