Delegacia da Mulher muda de endereço

Por
· 1 min de leitura
Localização do prédio é considerada estratégica para o atendimento a mulheres vítimas de violênciaLocalização do prédio é considerada estratégica para o atendimento a mulheres vítimas de violência
Localização do prédio é considerada estratégica para o atendimento a mulheres vítimas de violência

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Passo Fundo passa a atender, nesta terça-feira (15), na Rua General Nascimento Vargas, número 153, no centro de Passo Fundo. Antes, o atendimento era feito no mesmo prédio da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), na Avenida Doutor César Santos, no Bairro Petrópolis.

Na nova sede funcionava a Central de Termos Circunstanciados do Departamento de Polícia do Interior. Esta, assim, passa a atender na DPPA, no lugar onde estava a DEAM.

A solicitação da mudança partiu da delegada Rafaela Bier, que assumniu a DEAM de Passo Fundo há dois meses. "Uma das minhas prioridades é a humanização do atendimento, queremos ter um atendimento mais discreto para que as mulheres procurem mais a delegacia", explica.

Segundo ela, o local antigo da DEAM são registrados todos os tipos de ocorrências. Esse ambiente, poderia, de alguma forma, constranger a vítima e fazê-la desistir de denúnciar a violência doméstica. "A mulher já tem vergonha de procurar a polícia nesses casos; ir lá, pedir informações, entrar na fila", comenta a delegada.

O prédio tem dois andares, mas a delegacia irá funcionar apenas no de cima. No piso inferior, funciona a 7ª Coordenadoria de Obras Públicas. Durante a segunda-feira (14), a delegacia ainda terminava a mudança, que teve início na sexta-feira (11). A expectativa é que nesta quarta-feira (16), todas as instalações técnicas estejam prontas.

Localização estratégica

Outro ponto destacado pela delegada Rafaela Bier é que o local é estratégico para este tipo de serviço. O prédio fica próximo a locais que fazem parte da rotina do atendimento às vítimas, como o Fórum de Passo Fundo, o Hospital São Vicente de Paulo e o Departamento Médico Legal (DML). Assim, fica facilitado o encaminhamento a audiências e a exames de lesões corporais. “É um lugar no centro com atendimento exclusivo para mulheres", completa a delegada. Segundo ela, com a nova localização, a expectativa é que aumente o número de registros de ocorrências.

Atualmente, a DEAM conta com uma equipe de oito policiais e a delegada titular. Por mês são registrados 180 boletins de ocorrência. Ao todo, há, neste momento, 3.200 inquéritos policiais instaurados pela delegacia.

Horário de funcionamento

A DEAM oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. O telefonde de contato é (54) 3581-0725. Nos demais horários e fins de semana, os registros de ocorrências devem ser feitos na DPPA. Além disso, as vítimas podem acionar a polícia através do telefone 197, da Polícia Civil, e 180, da Central de Atendimento à Mulher.

Gostou? Compartilhe