Semana Nacional do Trânsito: Operação Empatia abre programação em Passo Fundo

A ação tem o objetivo reforçar aos motoristas a importância dos cuidados com a vida

Por
· 1 min de leitura
Luciano Breitkreitz/ON Luciano Breitkreitz/ON
Luciano Breitkreitz/ON

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Começa hoje (18), a edição 2020 da Semana Nacional de Trânsito. Até o próximo dia 25 uma série de atividades educativas serão promovidas em âmbito estadual e municipal, com o objetivo de conscientizar os motoristas para um trânsito mais seguro.  

Em Passo Fundo, a programação foi construída através do Fórum de Mobilidade e Educação, com a participação de diversas entidades. O tema deste ano é 'Perceba o Risco, Proteja a Vida, o mesmo tema da campanha Maio Amarelo. Nesta sexta-feira, a “Operação Empatia no Trânsito” abre as atividades oficiais. A ação acontece no Trevo da Roselândia, a partir das 10 horas. A atividade foi articulada pelo Detran RS e por este motivo acontecer de forma simultânea em outras cidades do Rio Grande do Sul. 

O objetivo da ”Operação Empatia no Trânsito” é reforçar, para motoristas e a população em geral, a importância dos cuidados com a vida, traçando um paralelo entre a necessidade do distanciamento social (Covid-19) e o distanciamento de segurança que deve ser mantido entre os veículos que trafegam nas vias. Haverá entrega de material educativo sobre o tema.

Em Passo Fundo, a atividade será promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Rodoviária Estadual. 

Empatia no trânsito

Empatia é o conceito que rege as ações educativas do DetranRS desde o ano passado. Trata-se de um movimento que objetiva mobilizar a sociedade gaúcha para o importante exercício que é colocar-se no lugar do outro. Na vida – e no trânsito não haveria de ser diferente – a empatia é uma das chaves para que a harmonia e o entendimento comum prosperem, dentro de um contexto de plena cidadania em nossas relações sociais e, por extensão, no trânsito.

Cuidados com a Covid-19

A própria Balada Segura, operação capitaneada pelo DetranRS, tem dado ênfase a ações de prevenção ao coronavírus durante esta pandemia. Blitze educativas com medição de temperatura já foram realizadas em diversas cidades, e a iniciativa irá se repetir durante a Semana Nacional de Trânsito.

Gostou? Compartilhe