Semana Nacional do Trânsito: Operação Empatia abre programação em Passo Fundo

A ação tem o objetivo reforçar aos motoristas a importância dos cuidados com a vida

Por
· 1 min de leitura
Luciano Breitkreitz/ON Luciano Breitkreitz/ON
Luciano Breitkreitz/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

Começa hoje (18), a edição 2020 da Semana Nacional de Trânsito. Até o próximo dia 25 uma série de atividades educativas serão promovidas em âmbito estadual e municipal, com o objetivo de conscientizar os motoristas para um trânsito mais seguro.  

Em Passo Fundo, a programação foi construída através do Fórum de Mobilidade e Educação, com a participação de diversas entidades. O tema deste ano é 'Perceba o Risco, Proteja a Vida, o mesmo tema da campanha Maio Amarelo. Nesta sexta-feira, a “Operação Empatia no Trânsito” abre as atividades oficiais. A ação acontece no Trevo da Roselândia, a partir das 10 horas. A atividade foi articulada pelo Detran RS e por este motivo acontecer de forma simultânea em outras cidades do Rio Grande do Sul. 

O objetivo da ”Operação Empatia no Trânsito” é reforçar, para motoristas e a população em geral, a importância dos cuidados com a vida, traçando um paralelo entre a necessidade do distanciamento social (Covid-19) e o distanciamento de segurança que deve ser mantido entre os veículos que trafegam nas vias. Haverá entrega de material educativo sobre o tema.

Em Passo Fundo, a atividade será promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Rodoviária Estadual. 

Empatia no trânsito

Empatia é o conceito que rege as ações educativas do DetranRS desde o ano passado. Trata-se de um movimento que objetiva mobilizar a sociedade gaúcha para o importante exercício que é colocar-se no lugar do outro. Na vida – e no trânsito não haveria de ser diferente – a empatia é uma das chaves para que a harmonia e o entendimento comum prosperem, dentro de um contexto de plena cidadania em nossas relações sociais e, por extensão, no trânsito.

Cuidados com a Covid-19

A própria Balada Segura, operação capitaneada pelo DetranRS, tem dado ênfase a ações de prevenção ao coronavírus durante esta pandemia. Blitze educativas com medição de temperatura já foram realizadas em diversas cidades, e a iniciativa irá se repetir durante a Semana Nacional de Trânsito.

Gostou? Compartilhe