Confirmado surto de Covid-19 no Instituto Penal de Passo Fundo

A Secretaria da Administração Penitenciária, Seapen, confirmou 11 presos do semiaberto contaminados, e 18 casos suspeitos

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

A Secretaria da Administração Penitenciária, Seapen, confirmou ontem (17) um surto de contaminação de apenados por Covid-19 no Instituto Penal de Passo Fundo. No boletim diário, que disponibiliza informações sobre a Covid-19 no sistema prisional do Rio Grande do Sul, a instituição aparece com 18 casos suspeitos, e 11 confirmados, que estão em acompanhamento.

Segundo o delegado 4ª Delegacia Penitenciária Regional, Alexo Vezzosi Wallau, o surto na instituição está confirmado. Pelos protocolos adotados no Rio Grande do Sul a confirmação de dois casos já caracteriza a condição de surto. Ele enfatizou que a instituição adotou os procedimentos recomendados pelas autoridades sanitárias nestes casos. Os presos positivados e os casos suspeitos estão isolados em celas separadas. Os demais apenados permanecem nas galerias.

Conforme o delegado, ao contrário do que havia sido informado anteriormente, o Instituto Penal, que trabalha no regime semiaberto, segue recebendo presos normalmente.

Atualmente o Instituto Penal tem uma população carcerária de 155 presos. Além de Passo Fundo, o presídio de Santo Ângelo, na região das Missões, também enfrenta um surto de Covid-19. A casa prisional está com 43 casos confirmados e em monitoramento. Segundo o levantamento da Seapen, juntos, o Instituto Penal de Passo Fundo e o Presídio Regional de Santo Ângelo, somam 58% dos casos de Covid-19 do Sistema Carcerário Gaúcho, que totaliza 93 casos. 

Gostou? Compartilhe