Região deve ganhar reforço de 75 novos soldados da BM

Formatura acontece na próxima segunda-feira em sete polos do RS

Por
· 1 min de leitura
Arquivo/ONArquivo/ON
Arquivo/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

O Polo de Ensino da Brigada Militar em Passo Fundo vai formar na próxima segunda-feira (21), 92 novos soldados. A formatura acontece de forma simultânea em sete polos do Rio Grande do Sul e a expectativa é que, aconteça o ingresso no efetivo de 861 novos soldados em todo o Estado.

Os alunos soldados iniciaram o curso de formação em maio – a previsão inicial era março, mas houve necessidade de adiamento em razão da pandemia da Covid-19.

O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto (CRPO Planalto), tenente-coronel André Giuliani, destacou que com a formatura destes soldados, deverá acontecer um reforço no efetivo em todas as região, inclusive em Passo Fundo. Na região do CRPO Planalto há 75 vagas disponíveis para serem preenchidas por policiais militares. Entretanto não significa que todas serão preenchidas pelos novos soldados, já que inicialmente as vagas são ofertadas aos policiais antigos, e apenas as vagas remanescentes ficam para os novos.

No Polo de Passo Fundo, a formação dos 92 alunos soldados iniciou no dia 18 de maio. Desde o início do curso, a Brigada Militar adotou todos os cuidados necessários para garantir a segurança de alunos e instrutores e evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Ao longo do curso, a instituição montou rigoroso protocolo sanitário de controle e prevenção para evitar a disseminação da Covid-19. Além da distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e preparação especial de salas de aula, todos realizaram testes para detecção da doença antes de iniciar o curso. Houve ainda monitoramento constante ao longo de todo o período para acompanhar aqueles que apresentassem sintomas, com o devido afastamento preventivo, mas sem prejuízo na formação.

O tenente-coronel Giuliani esclareceu que em respeito aos cuidados para não proliferação do Covid-19, durante o evento da próxima segunda-feira, haverá um cuidado com o distanciamento, o uso de máscaras e álcool em gel para todos os participantes. Além disso, autoridades civis não foram convidadas para a formatura, sendo que devem participar da formatura somente autoridades militares, e cada formando terá o direito de convidar somente duas pessoas para acompanhar o evento. 

Gostou? Compartilhe