Assembleia da posse ao governador

Sessão solene será presidida pelo deputado Gilmar Sossella e inicia às 14h

Por
· 2 min de leitura
Ato inicia às 14h

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Nesta quinta-feira (1º), ocorre a Sessão Solene de Compromisso Constitucional e Posse do governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) e do vice José Paulo Cairoli (PSD). A posse do governador e de seu vice é atribuição exclusiva da Assembleia Legislativa, prevista no Artigo 53 da Constituição Estadual.

 Ás 14h, o presidente da Casa, deputado Gilmar Sossella (PDT), dará início à sessão no Plenário 20 de Setembro. Em seguida, ele interrompe os trabalhos e os líderes de bancadas e partidos são convidados a dirigirem-se ao Gabinete da Presidência, de onde acompanharão o governador e o vice eleitos até o plenário.

 Com a retomada da sessão, o governador eleito José Ivo Sartori proferirá o Compromisso Constitucional, nos seguintes termos: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense". Em seguida, a deputada Marisa Formolo (PT), 1ª secretária da Mesa Diretora, procederá à leitura do Termo de Posse. O mesmo procedimento ocorre com o vice-governador eleito José Paulo Cairoli. Por fim, o presidente Sossella e o governador José Ivo Sartori fazem seus discursos.

 No início da cerimônia, o tenor Eduardo Bighelini interpretará o Hino Nacional, acompanhado pela pianista Elda Maria Pires. Ao final, a dupla interpreta o Hino Rio-Grandense. Após o encerramento da cerimônia, o presidente Sossella acompanha o governador e o vice até a saída principal do Parlamento. Ali eles serão aguardados pelos chefes da Casa Militar e do Cerimonial do Palácio Piratini, que os acompanharão até a sede do Executivo, onde será realizada, às 15h, a transmissão do cargo.

 Acesso ao público

O acesso do público ao Plenário 20 de Setembro se dará a partir das 13h e será limitado ao número de assentos disponíveis nas galerias superiores. A população também poderá assistir à posse por telões instalados no Teatro Dante Barone. Como novidade este ano, a assessoria do governador eleito solicitou que também fosse exibida no Dante Barone a cerimônia de transmissão de cargo que acontece no Palácio Piratini.

 Transmissão ao vivo

A sessão solene e a cerimônia de transmissão de cargo serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal 16 da NET, canal aberto digital 61.2, internet -www2.al.rs.gov.br/tvassembleia/), em parceria com a TVE (canal 7 da NET, canal aberto digital 30 (7.1) e canal aberto 7 - Porto Alegre), e também poderão ser acompanhadas em tempo real pelo portal da Rádio Assembleia (www.al.rs.gov.br/radioassembleia).

 Posse dos novos deputados acontece em 31 de janeiro

Os 55 deputados estaduais eleitos para a 54ª Legislatura tomam posse em sessão solene no dia 31 de janeiro, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro.

Transmissão do cargo

A transmissão de cargo do governador Tarso Genro para José Ivo Sartori ocorre às 15h desta quinta-feira (1º), no salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. No mesmo ato, assume também o vice-governador José Paulo Cairoli. Toda a cerimônia será transmitida ao vivo pelo site do Governo do Estado: www.rs.gov.br.  

José Ivo Sartori
O novo governador é natural de Farroupilha, tem 66 anos, é formado em Filosofia e filiado ao PMDB. Foi vereador, deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, deputado federal e prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos, de 2004 a 2011. Foi também secretário estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, no governo de Pedro Simon. É casado com a ex-deputada estadual Maria Helena Sartori, com quem tem dois filhos: Marcos e Carolina.

Gostou? Compartilhe