OPINIÃO

Movimento

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

PSL e PSDB estarão juntos nas eleições municipais deste ano em no máximo de municípios possíveis. A afirmação foi feita esta semana pelo presidente estadual do PSL, deputado federal Nereu Crispim, que esteve em Passo Fundo, acompanhado do deputado estadual Mateus Wesp, presidente do PSDB no RS. Os dois cumpriram uma agenda que incluiu entrevistas aos órgãos de imprensa e alguns contatos partidários não só em Passo Fundo, mas também em Carazinho. Afirmar que esta aliança inclui Passo Fundo é prematuro, embora os indicativos sejam fortes. Os fatos que antecederam o encontro dos dois presidentes partidários apontam para esta interpretação. O pré-candidato do PSL a prefeitura, Rodinei Candeia foi surpreendido com a agenda e chegou a disparar nos grupos de whats uma mensagem pedindo mobilização dos apoiadores para evitar qualquer mudança de planos por aqui. Em ato contínuo, se deslocou a Porto Alegre para conversar com Crispim e ouviu do presidente que a visita integra um roteiro já estabelecido nacionalmente.


Image title


Sintoma

Crispim e Wesp cumpriram agenda acompanhados apenas do pré-candidato a prefeito do PSDB, Lucas Cidade. Candeia não participou, mas se reuniu com o presidente do partido em agenda paralela. Encerrada a visita, Candeia postou um vídeo em suas redes sociais dizendo que tudo estava esclarecido e que não há nenhuma determinação oficial de aliança. “O trabalho continua. O PSL foi o partido que mais filiou nos últimos meses e estamos conversando com outras siglas para compor uma frente”, disse à colunista, ao se referir ao PL e PSC.


Decisão

De parte do presidente estadual do PSL, o partido está muito próximo do PSDB nacional e também no Rio Grande do Sul. “Nós temos um pensamento em comum e precisamos ter responsabilidade com o futuro do Estado”, disse. As ações com o governo devem se refletir na escolha das pré-candidaturas, na avaliação de Crispin. Essa proximidade, segundo Wesp, tem ajudado o governo do Estado no seu projeto de gestão. Além disso, Wesp revela que tem uma proximidade com Crispim por compartilharem algumas amizades de famílias passo-fundenses.


Jogo

Duas ponderações são importantes para entender este movimento e a futura definição de candidatos: primeiro, o PSL é o segundo partido com maior valor do Fundo Eleitoral (R$ 199 milhões) e do tempo de TV e rádio para a propaganda eleitoral gratuita; as convenções municipais escolhem os candidatos, mas é o partido que define quem vai receber dinheiro do fundo eleitoral e, embora, o volume seja grande, as estratégias nem sempre contemplam a todos os candidatos.


História

Não vamos muito longe para lembrar que o diretório estadual pode interferir numa decisão local. Na eleição de 2012, o PSDB estadual impôs ao partido local apoio a candidatura de Luciano Azevedo. Parte dos tucanos não cumpriu a determinação, fazendo campanha para Osvaldo Gomes. Num cenário de incertezas, agravado por uma pandemia, tudo é absolutamente possível.


Deixando a base

O PCdoB vai deixar a base do governo municipal. O comunicado seria feito ainda em março, mas veio a Pandemia e a tarefa foi adiada. O partido se organiza para formalizar a saída. Será da melhor forma possível, afinal o PCdoB está com Luciano desde o primeiro mandato. O partido ocupa cargos importantes como as secretarias do Meio Ambiente com Rubens Astolfi, e do Planejamento, com Ana Paulo Wickert.


Obra

A parte mais antiga do Forum de Passo Fundo, com entrada pela General Neto, vai passar por uma profunda e longa reforma, que deve começar em novembro. Serão quase 40 meses de trabalho. O anunciou foi feito esta semana pela nova diretora da Comarca, juíza Rossana Gelain. Por algum tempo, o ingresso ao prédio será feito pela Cel. Chicuta.

Gostou? Compartilhe