Vereador quer criar o Prêmio Destaque Superação

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Um projeto de resolução de autoria do vereador Sidnei Ávila, PDT, propõe a criação do Prêmio Destaque Superação no município de Passo Fundo. A finalidade é valorizar e estimular o deficiente, bem como sua família, no sentido de superar obstáculos apresentados por sua deficiência seja ela qual for. “Precisamos reconhecer os esforços dessas pessoas que tentam se superar e, que geralmente não são reconhecidos”, diz Ávila.

O vereador lembrou do caso dos atletas paraolímpicos que representaram Passo Fundo em São Paulo, no ano de 2010 e, que trouxeram medalhas. Dos quatro jovens três tinham deficiência física visual. Ele revela também em sua justificativa as estimativas da ONU que afirma que, em todo o mundo existem cerca de 610 milhões de indivíduos com alguma limitação. Só no Brasil, país considerado um dos campeões em população com deficiência, são 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de incapacidade intelectual ou para ver, ouvir e se locomover.

Segundo dados de 2000, do IBGE, no Brasil 48,1% do total de pessoas com deficiência possuem deficiência visual, 27,1% deficiência física, 16,6% deficiência intelectual e 8,2% deficiência auditiva. “O deficiente visual é o mais excluído de todos, porque há uma cultura de que a visão é indispensável, não acreditam na potencialidade da pessoa com deficiência. Nós precisamos valorizar o trabalho de todos independente de sua condição física ou social”, esclarece o vereador.

 

Gostou? Compartilhe