Começa o treinamento dos mesários

Trabalhos foram divididos por zonas eleitorais. Os convocados da 128º serão os primeiros a receber as orientações.

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Natália Fávero/ON

Os mesários escalados para trabalhar nas 424 seções eleitorais de Passo Fundo começam a ser preparados a partir desta segunda-feira. A 33ª e a 128ª Zonas Eleitorais do Cartório somam 1,7 mesários. O primeiro treinamento será realizado nessa semana de segunda a quinta-feira para aqueles que atuarão nas seções da 128ª Zona Eleitoral. A 33ª efetuará o treinamento na próxima semana entre os dias 17 e 23 de setembro. As capacitações acontecerão no Auditório do Ministério Público, em dois horários, às 14h e às 16h, para o presidente de mesa e primeiro secretário. O treinamento para os secretários que estarão no prédio orientando os eleitores será no dia 24 de setembro, no auditório do Fórum.

Cada seção eleitoral é composta de um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente. São formados por cidadãos maiores de 16 anos convocados pela Justiça Eleitoral ou voluntários. O presidente e o primeiro mesário repassarão as informações para os demais componentes. Nas capacitações serão repassadas orientações e esclarecidas às dúvidas dos mesários. Elas deverão durar um pouco mais de uma hora.

A legislação não determina punições para aqueles que faltarem aos treinamentos, no entanto, o chefe da 33ª Zona Eleitoral, Domingos Mim, disse que é importante a presença de todos, porque nestas eleições estão previstas mudanças, como a obrigatoriedade de dois documentos (Título eleitoral e documento oficial com foto) e a escolha de seis candidatos, ao invés de cinco como nas eleições anteriores. As alterações poderão gerar uma demora a mais do que o habitual. “Os mesários precisam participar dos treinamentos para saber como agir no dia das eleições e esclarecer as dúvidas dos eleitores”, disse.
O mesário não é remunerado pelo serviço prestado. Mas, terá direito a dois dias de folga no trabalho para cada dia em que tiver atendido à convocação da Justiça Eleitoral. Aquele que não comparecer no dia das eleições estará sujeito à multa, caso não apresentar justificativa até 30 dias após as eleições ao juiz eleitoral. Se o mesário faltoso for servidor público ou autárquico, poderá levar suspensão de até 15 dias no trabalho.

Informações pelo telefone (54) 3313-5877 ou no Cartório Eleitoral, na rua Benjamin Constant, 324.

Simulação nas urnas eletrônicas
O Cartório Eleitoral de Passo Fundo está realizando o Simulado de Procedimentos, preparatório para as Eleições 2010. A iniciativa é preparar os técnicos para os procedimentos que serão efetuados nas eleições, como votação, substituição de urnas, recuperação de votos, encerramento dos trabalhos e apuração dos votos.
Os mesários simulam o dia da votação, candidatos fictícios e a partir das 17 horas começam a transmissão dos dados. Nessa segunda-feira, os técnicos farão a geração das mídias para carga das urnas - com cartões de memória. “É simulado a recuperação de urna, substituição, votação e a transmissão dos dados armazenados no disquete. No cartório, as informações contidas no disquete são transmitidas para o Tribunal Regional Eleitoral”, explicou Menin.

Gostou? Compartilhe