OPINIÃO

Investida judicial

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O pré-candidato a prefeitura de Passo Fundo, Rodinei Candeia, luta para garantir a candidatura. Duas ações judiciais movidas por ele contra a Comissão Provisória do partido e o presidente Nereu Crespim, sem êxito em primeira instância. A mais recente deu entrada no dia 9 de agosto e foi indeferida pela juíza da 33ª Zona Eleitoral Lisiane Marques Pires Sasso. Nesta ação, Candeia pediu liminar para evitar que a comissão estadual intervenha na autonomia partidária municipal e, também, de proceder qualquer alteração na atual composição da comissão municipal, “prorrogando-se o seu prazo de vigência, com o consequente restabelecimento do acesso ao Sistema de Filiação Partidária – FILIAWEB”. Requereu ainda, autorização da atual Comissão Provisória Municipal, presidida por ele, para a prática de todos os atos necessários e suficientes para participação no pleito eleitoral, podendo convocar Convenção, aprovar as coligações para as eleições municipais, registrar os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores do município de Passo Fundo. A discussão sobre a candidatura iniciou depois que o PSDB e PSL firmaram acordo para coligar em várias cidades do Estado. Neste acordo, o PSL apoiaria a candidatura de Lucas Cidade em Passo Fundo, o que contraria a intenção de Candeia, que é disputar o cargo a prefeito.



Dobradinha

Se não houver intervenção e, se depender de Candeia e Valdair Gomes de Almeida, PL, os dois devem fazer dobradinha para a prefeitura de Passo Fundo. A conversa entre os dirigentes vem de alguns meses e parece consolidada. Os pré-candidatos cumprem agendas conjuntas. Uma delas, esta semana em Brasília. Estiveram com o presidente do PL no Estado deputado Giovani Cherini e participaram de uma audiência no Ministério da Agricultura. Mas o objetivo da viagem, mesmo, foi buscar respaldo do PSL nacional para evitar intervenção na comissão provisória do partido. As convenções se aproximam e a corrida é contra o tempo. 



Novo pré-candidato

Arthur Bispo é o pré-canditado a prefeito de Passo Fundo, pelo PSTU. O partido articula uma Frente Socialista dos Trabalhadores e da Juventude junto ao PSOL e à Unidade Popular pelo Socialismo (UP).



Diálogo e atitude

O Vereador Saul Spinelli, PSB, assumiu a presidência da Câmara em um ano de pandemia e enfrentou o desafio, mantendo o funcionamento com reuniões virtuais e aprovação de projetos. Manteve pauta da saúde na área do câncer, desenvolvimento com a consolidação do SUSAF, infraestrutura nas questões dos acessos às comunidades. Instalou gestão de diálogo e atitude, o que lhe garantiu trânsito nas instituições e respeito dos seus colegas e servidores.



Vagas e seguro

Com quase 70 vagas em aberto para várias funções, o Sine de Passo Fundo registra uma redução de 25% no número de seguro desemprego no mês de julho, se comparado com meses anteriores da pandemia. Segundo um dos coordenadores Sérgio Ferrari, foram encaminhados 720 pedidos de seguro desemprego em julho: 370 atendimentos presenciais; 38 seguro empregado doméstico e 312 pela web.



Sem conexão

Pelo menos 25% dos alunos que integram a rede estadual de educação na 7ª Coordenadoria Regional estão sem acesso as aulas remotas por razões variadas, mas especialmente por não ter computador, celular ou acesso à internet. Estes estudantes, segundo a coordenadora Carine Weber recebem material das escolas e não está desassistidos. Por saber desta realidade, o DCE da UPF está promovendo uma ação, buscando parceria da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, para viabilizar o acesso tecnológico aos estudantes.



Infinito ao Quadrado

A série Infinito ao Quadrado, uma produção do Canal Futura com co-produção Film Journée e UPFTV estreia na segunda-feira, dia 17, no Canal Futura, às 22h. A série foi produzida em Passo Fundo e será exibida em rede nacional. Toda semana um episódio novo vai ao ar nas segundas feiras às 22h com reprises nos sábados às 15h e domingos às 19h35. Infinito ao Quadrado foi criada para despertar o interesse de jovens pelo mundo fantástico da matemática. Cada episódio traz uma curiosidade e explora a matemática básica por trás dela. Como as pirâmides foram construídas? Como a natureza se desenvolve? O que é o infinito? A matemática explica!



Sobre a obra do aeroporto

Uma vergonha o que está acontecendo com o projeto da obra do aeroporto, que deveria ter sido entregue na semana passada pelo Consórcio Traçado-Engelétrica. Novo prazo encerra na segunda-feira, 17. Se não entregar desta vez, esqueçam, o aeroporto de Caxias do Sul vai sair primeiro e o governo do Estado confirma seu descaso com a região de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe