Justiça divulga lista de mesários convocados

Documento de convocação será enviado ao endereço dos selecionados, que terão cinco dias para pedir dispensa

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Os eleitores já podem conferir a listagem dos convocados para trabalhar como mesários nas eleições de outubro. São quase mil eleitores convocados. O edital pode ser conferido na página do jornal O Nacional (www.onacional.com.br) e também no Cartório Eleitoral. De acordo com A coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor, do Cartório de Passo Fundo, da Zona 33, Calinca Alves Mota, cada eleitor convocado receberá um documento no seu domicilio com a convocação e com as instruções dos procedimentos que deverão ser adotados a partir de agora. Os mesários que desejam ou precisam solicitar o pedido de despensa do processo terão um período de até cinco dias para solicitar o pedido de despensa que será avaliado pelo Juiz eleitoral.

Todo cidadão em situação eleitoral regular com o TRE pode ser convocado para atuar como mesário. Calinca explica que alguns critérios são adotados pela Justiça eleitoral para apontar os eleitores que farão parte das mesas de votação. Por exemplo, a experiência em pleitos eleitorais anteriores, o grau de instrução, função e o fato de, em alguns casos, do eleitor ser mesário voluntário, pode ser analisado para a definição dos nomes. Ela explica que não há critério especifico definido e cada caso é analisado separadamente.

Alguns convocados receberão treinamento que acontece em setembro. O trabalho do mesário é voluntário e, de acordo com a legislação brasileira, o único benefício recebido é dois dias de folga. De acordo com o TRE, o mesário ainda recebe um auxílio alimentação, vale transporte, no dia da eleição, e certificado da Justiça eleitoral, o que dá preferência de desempate no caso de concurso público que tenha este benefício previsto em edital. A participação como mesário ainda pode ser usada como horas extracurriculares para os universitários.

Mesário voluntário
De acordo com Calinca, aqueles que não foram convocados, mas desejam trabalhar como mesários, podem procurar o cartório eleitoral para aderir ao Programa Mesário Voluntário. “Uma segunda listagem dos mesários deverá ser divulgada e os nomes devem ser publicados nessa ocasião”. De acordo com dados do TRE, a função “Mesário Voluntário”, foi criada em 2004, para incentivar o voluntário a prestar serviços eleitorais nas mesas que recebem os votos.  Quem deseja ser um mesário voluntário, pode se inscrever pelo link http://www.tse.jus.br/eleitor/mesario.

Serviço
Para aqueles que desejam maiores informações podem entrar em contato com o cartório eleitoral através do fone (54)3313-5877. O Cartório Eleitoral fica localizado na Rua Júlio de Castilhos atrás da escola estadual Protásio Alves. O horário de atendimento é das 12h às 19h.

Clique em cada cidade e confira a listagem dos convocados para trabalhar como mesários

Passo Fundo
Mato Castelhano
Pontão
Ernestina
Coxilha

Gostou? Compartilhe