Montagem de kits de prevenção contra Covid-19 começa nesta semana

Material reúne itens como álcool gel, máscaras e protetores faciais, que devem ser distribuídos aos mesários convocados para as eleições municipais deste ano

Por
· 2 min de leitura
(Foto: Luciano Breitkreitz/ON)(Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
(Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

Os cartórios da 33ª e 128ª Zona Eleitoral de Passo Fundo devem começar nesta semana a montagem dos kits de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus. A distribuição do material, destinado aos mesários que atuarão nas eleições municipais de 2020, está prevista para o dia 14 de novembro – véspera do pleito. Em Passo Fundo, cerca de 1,8 mil pessoas devem trabalhar como mesárias neste ano.

De acordo com o chefe de cartório da 33ª ZE, Renato Guadagnin, os kits incluem álcool gel para os mesários e eleitores, álcool líquido para limpeza dos objetos de uso comum, além de três máscaras de proteção e um protetor facial para cada mesário. “Nós já recebemos esses materiais a granel, em grandes quantidades, e no decorrer dessa semana e da semana que vem iremos fracionar e organizar. Pretendemos fazer a distribuição dos kits no sábado anterior às eleições pela mesma empresa contratada para distribuir as urnas”, explica.

As equipes devem adotar também outros protocolos para evitar a disseminação do vírus, como a sinalização de distanciamento no chão e a manutenção de distância entre os mesários. A votação por biometria também foi suspensa para evitar a propagação e contágio. O sistema adotado será o de assinatura de caderno. “A orientação é para que cada eleitor leve a sua própria caneta, mas a gente sabe que um ou outro vai esquecer, por isso teremos o álcool líquido para higienizar as canetas e as mesas”, esclarece Guadagnin.


Passo Fundo tem redução nas seções eleitorais neste ano

Outra mudança no pleito eleitoral deste ano, além daquelas impostas pela pandemia, é a redução das seções eleitorais. A diminuição faz parte de um remanejamento de urnas, que precisaram ser enviadas ao estado de São Paulo, onde ainda operavam equipamentos considerados antigos. O processo de licitação para reposição de novas urnas chegou a ser iniciado pelo Tribunal Superior Eleitoral, porém, não foi concluído. Para a votação deste ano, Passo Fundo disponibilizará aproximadamente 380 urnas, cerca de 50 a menos que no pleito anterior. Os equipamentos passaram por auditoria na tarde de ontem (3) e já estão prontos para serem usados no dia 15 de novembro, pelos 146 mil eleitores aptos a votar no município.

Apesar da redução no número de urnas, o chefe de cartório da 33ª ZE esclarece que nenhum eleitor terá o local de votação alterado. A mudança diz respeito unicamente à seção eleitoral. “Digamos que em um local de votação, antes, tinha 10 urnas e nessa eleição reduziu para nove. Os eleitores serão distribuídos entre essas nove urnas, mas no mesmo local de votação”, salienta. Informações como local de votação e seção eleitoral podem ser conferidas através do aplicativo e-título. A ferramenta permite também a realização de cadastro como mesário voluntário e a apresentação de justificativa, caso o eleitor não efetue seu voto devido a problemas de saúde.



Gostou? Compartilhe