Biden é eleito presidente dos Estados Unidos

Projeções apontam a vitória do democrata

Por
· 1 min de leitura
Biden passou a semana dizendo estar confiante da vitória (Foto: Gage Skidmore/Arquivo)Biden passou a semana dizendo estar confiante da vitória (Foto: Gage Skidmore/Arquivo)
Biden passou a semana dizendo estar confiante da vitória (Foto: Gage Skidmore/Arquivo)
Você prefere ouvir essa matéria?

Após quatro dias de apuração apertada, os Estados Unidos da América elegeram Joe Biden com o 46º presidente do país. O democrata venceu com 273 delegados, de acordo com o New York Times. O número diverge conforme o veículo e as projeções. Trump tem 214 delegados. Kamala Harris, a vice de Biden, é a primeira mulher negra eleita vice-presidente.

A vitória foi declarada após Biden vencer na Pensilvânia, estado com 20 delegados, isto é, 20 votos eleitorais. Assim, independente do Arizona, estado sobre o qual as projeções discordam, Biden foi declarado eleito.

Biden ficou na liderança a maior parte do tempo, dependendo da apuração em estados como Nevada, Geórgia e Arizona. Do outro lado, Trump entrou com processo para paralisação da contagem de votos em diversos estados, chegando a dizer que todos os estados que recentemente elegeram Biden serão legalmente desafiados por supostas fraudes.

Enquanto os republicanos pedem a suspensão, os democratas pedem que todos os votos sejam contados. Biden chegou a compartilhar um vídeo com essa mensagem, pediu paciência aos eleitores e dizia estar confiante da vitória.

Como funciona

As eleições presidenciais nos EUA são indiretas. Cada estado tem um número de delegados, conforme a população. Na grande maioria dos estados americanos, funciona o sistema “o vencedor leva tudo”. Assim, o candidato com o maior número de votos no estado, leva todos os delegados, isto é, todos os votos eleitorais. O candidato que chegar a 270 delegados ganha. 

No entanto, o país não possui um órgão oficial para formalizar o vencedor. A contagem de delegados é realizada pela imprensa por meio de projeções. Por isso, também ocorrem divergências entre as projeções divulgadas pela imprensa. O vencedor das eleições é apenas oficializado após a votação do Colégio Eleitoral.

Gostou? Compartilhe