Avançam negociações para licitação de obras do Lauro Kortz

Análises finais da Central de Licitações do Estado e da União são último passo para abertura do edital

Escrito por
,
em
Investimentos incluem novo terminal de passageiros, pátio para estacionamento das aeronaves e recuperação da atual pista

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A Secretaria dos Transportes e do Departamento Aeroportuário (DAP) está prestes a lançar o edital de licitação para as obras de ampliação do Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, no Planalto Médio. Os serviços, orçados em R$ 55 milhões, são considerados prioridade para o desenvolvimento da aviação regional.

O termo de referência para o edital está sob análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil. Esta semana, o secretário adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho, participou de audiência no órgão federal e voltou de Brasília com notícias favoráveis ao andamento do processo.

“Obtivemos o compromisso dos técnicos de avaliar com agilidade o termo para que ele seja aprovado e liberado o mais breve possível”, afirma. “A Celic [Central de Licitações do Estado] também está finalizando a análise documental, portanto estamos confiantes de que a licitação transcorrerá dentro das expectativas do governo estadual e da Secretaria dos Transportes.”

A licitação será por regime diferenciado de contratação (RDC). A empresa ou consórcio que vencer o certame ficará responsável pela elaboração do projeto executivo e, posteriormente, pela execução das obras de modernização e ampliação do aeroporto de Passo Fundo. Entre as melhorias, estão um novo terminal de passageiros, um novo pátio para estacionamento das aeronaves e a recuperação da atual pista de pousos e decolagens. O investimento é resultado de um termo de cooperação firmado no final de 2017 entre os governos federal e do Rio Grande do Sul. Os recursos são oriundos do orçamento da União, com contrapartida do Estado.

“Trata-se de um projeto essencial para a consolidação do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional [PDAR-RS], que é uma das diretrizes estabelecidas pelo governador José Ivo Sartori”, destaca o secretário dos Transportes, Humberto Canuso. “Isso possibilita que o Aeroporto de Passo Fundo receba aviões maiores e atenda à crescente demanda de passageiros que tem sido registrada nos últimos anos.”

Acordo de resultados

A ampliação e modernização do Aeroporto de Passo Fundo integra o Acordo de Resultados 2018, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

 

Gostou? Compartilhe