Semana será de tempo firme e pouca oscilação na temperatura

Massa de ar seco chega hoje à região e permanece até o início do fim de semana

Escrito por
,
em
Semana pode ter temperaturas acima de 30ºC e baixa umidade relativa do ar

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A chegada de uma nova massa de ar seco e quente à região deixa o tempo firme e as temperaturas elevadas pelo menos até sexta-feira. Além disso, também haverá uma diminuição na umidade relativa do ar, especialmente nos últimos dias da semana. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio.


De acordo com Sampaio a massa de ar seco que chega hoje vai atuar até a sexta-feira e não há previsão de chuva. “Também essa semana o calor não dá trégua e não tem previsão de frio pelo menos até o final de abril. As temperaturas não mudam praticamente nada dia a dia até sexta”, explica. As mínimas ficarão em torno de 16ºC a 18ºC e as máximas de 29ºC a 31ºC, podendo chegar a 32ºC na quinta-feira.


Outra característica da semana deverá ser a baixa umidade relativa do ar. Sampaio explica que, principalmente na quarta, quinta e sexta-feira, o índice deve ficar próximo aos 35%. Neste mês de abril, a temperatura está 1,5ºC acima da média. “Não é nenhuma anormalidade, mas não ocorre com frequência. Já tivemos anos em que no final de abril já tivemos até formação de geada, pois começa o deslocamento de massas de ar polar”, acrescenta lembrando que não é o que ocorre neste ano.


O me também deve fechar com chuva abaixo da média. Até o momento choveu 78mm, dos quais, apenas no último final de semana choveu 14mm. Como a média no mês é de 100mm, até o momento choveu 78%. No ano passado, o mês de abril fechou com 196mm, quase o dobro da média esperada.


Na semana passada, outra massa de ar seco que atuou na região foi responsável pela ocorrência de temperaturas máximas de até 30ºC. Essas massas geralmente chegam ao Estado pela Argentina ou, menos frequentemente, pelo Uruguai. Neste ano, as condições do mês de abril favoreceram a colheita da soja. No mês de março, a chuva acima da média, que chegou a 157mm, 16% acima da média, preocupou os agricultores no momento em que a colheita da soja começava a se intensificar.

Gostou? Compartilhe