Semana terá temperaturas mais baixas e possibilidade de chuva

Manhãs voltam a ficar menos quentes e as máximas têm uma pequena queda durante os próximos dias

Escrito por
,
em
Dias devem ter temperaturas mais amenas nos próximos dias

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O bloqueio atmosférico das últimas semanas deve perder força e há a possibilidade de chuva para o final desta semana. A massa de ar quente e seco que atuava sobre a região impedia o ingresso das frentes frias que causavam chuvas em outras partes do Estado, como em Uruguaiana. Nos próximos dias, o calor também deve dar lugar a temperaturas mais amenas. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio.


De acordo com Sampaio, a semana deve ser de dias parcialmente nublados a nublados, principalmente à tarde. Além disso, as temperaturas mínimas devem oscilar entre 12ºC e 14ºC e as máximas entre 24ºC e 26ºC. Com isso, as temperaturas das manhãs voltam a ser características de maio, que já teve máxima de até 29ºC neste ano.


Para o final de semana, especialmente, há a possibilidade do retorno das chuvas bem distribuídas e em quantidades significativas. A chuva do último final de semana foi de apenas 5mm. No mês, o acumulado é de 6mm enquanto a média prevista é de 114mm. Maio é o segundo mês com menor média de chuva, atrás apenas do mês de abril que é de 100mm. O indicativo de chuva para o final de semana é de que as condições permaneçam entre dois e três dias.


Sampaio explica que a falta de chuvas nas últimas semanas se deve a um fenômeno conhecido como bloqueio atmosférico. Ele foi causado por uma massa de ar seco e quente que atua sobre a região e impede a entrada das frentes frias que se formam mais ao sul do Estado. Esse bloqueio deve perder força e dar lugar à chuva bem distribuída e em quantidade significativa neste final de semana.

Gostou? Compartilhe