Hospital de Clínicas celebra 105 anos

A trajetória do Hospital de Clínicas completa 105 anos neste sábado, (20 /07), unificando a experiência no atendimento em saúde e a inovação contínua dos processos e serviços. O HC é a primeira instituição médico-hospitalar de Passo Fundo

Por
· 4 min de leitura
Crédito:

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A identidade comunitária do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, presente nas ações desenvolvidas pela instituição desde sua fundação em 1914 impulsionam os investimentos no desenvolvimento da entidade. Com a missão institucional de promover melhorias na qualidade de vida das pessoas, por meio de ações integradas de assistência à saúde, ensino e pesquisa, o Hospital de Clínicas se consolida como referência macrorregional para o atendimento a uma população de mais de cento e quarenta municípios da região Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina.

Atendimento humanizado
O domínio técnico e científico proporciona aos pacientes atendidos no Hospital de Clínicas o acesso aos mais recentes recursos diagnósticos e de tratamento. Aliado à métodos e tecnologias eficientes, o HC oferece atendimento integral em saúde através do cuidado e atenção qualificado e humanizado. “O atendimento aqui é muito bom, nos atendem com carinho e com amor, a equipe é muito legal. A gente se sente bem aqui, passa as horas que a gente nem vê.” contou dona Genori H. de Oliveira Mouriel, que realiza tratamento oncológico no Hospital de Clínicas desde dezembro do ano passado.
A certificação ONA – Nível 1 conquistada pelo HC reflete a qualidade na assistência hospitalar, na formação de recursos humanos e na geração de novos conhecimentos. A instituição foi avaliada a partir de critérios voltados para a segurança de todos os processos assistenciais relacionados ao paciente, seguindo padrões internacionais. “O HC faz parte de um seleto grupo de hospitais certificados pela qualidade de seus serviços e que mantém a atenção voltada para a melhoria contínua de todos os processos que envolvem o atendimento hospitalar.” salientou o presidente do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dionísio Adelcir Balvedi.
Formação e qualificação de profissionais
Certificado como Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2005, o HC atua como cenário de prática de atividades de graduação e pós-graduação integrando diversos cursos da área da saúde.
Atualmente a instituição possui também dois Programas de Residência Multiprofissional com a chancela do Hospital de Clínicas de Passo Fundo nas áreas de Urgência e Emergência/Intensivismo, em parceria com as prefeituras de Mato Castelhano e Passo Fundo e na área Materno-Infantil/Neonatologia, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. Além dos programas de pós-graduação, o HC atua na formação técnica de profissionais de enfermagem para o mercado de trabalho, através da Escola de Educação Profissional.
“Minha experiência com a Residência Multiprofissional tem sido ótima desde o início. Integrar a primeira turma de um programa de residência, inicialmente, trouxe um certo frio na barriga. Porém a forma como o programa foi construído, sempre com parceria entre a coordenação e os residentes, resultou em um programa que tem se mostrado de excelência. Sendo o HC um hospital referência, que atende uma demanda tão diversificada de casos e pacientes, temos a oportunidade de vivenciar experiências sempre muito ricas. Aliado a isso, podemos contar com a experiência e qualificação dos profissionais e preceptores, bem como as aulas qualificadas, que nos trazem muito aprendizado. Integrar um programa de residência é uma experiência riquíssima, que faz crescer tanto como profissional quanto como pessoa.” pontua o fonoaudiólogo Ronan Mattos Mezzalira, que integra o Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivismo.
A assistente social Daniela Woitezak ingressou no Programa de Residência Multiprofissional Materno-Infantil/Neonatologia. “Neste primeiro momento como R1 no Programa de Residência Materno Infantil/Neonatologia, está sendo desafiador. Tudo que é novo, nos desafia, regra para qualquer trabalho na vida, mas na residência ainda mais. Você está o tempo todo buscando o conhecimento para poder fazer o melhor. Mais o que tem auxiliado e tornado os dias na busca por este conhecimento de qualidade e eficácias são os que nos observam, auxiliam, os que nos acolhem. Os coordenadores, preceptores, profissionais de saúde, colegas de residência, ou seja, pessoas que fazem parte do nosso dia a dia. Tenho em mente que para ser um residente interessado e empenhado preciso despertar cada vez mais o desejo em aprender com os que me cercam.” descreve.
O Hospital de Clínicas é ainda cenário de prática de outros três Programas de Residência Multiprofissional nas áreas de Atenção ao Câncer, Cardiologia e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, através de convênio com a Universidade de Passo Fundo e Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo. Além disto, o Hospital de Clínicas também atua como cenário de atividades dos Programas de Residência Médica e graduação em Medicina, em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Passo Fundo e através de convênio com a IMED atua na formação de acadêmicos do curso de Medicina. A integração entre os segmentos de saúde e ensino propicia ao município de Passo Fundo destaque no cenário regional.
História e inovação
Reconhecido pela excelência na prática assistencial, médica e de gestão, o Hospital de Clínicas celebra as conquistas alcançadas ao longo dos 105 anos de sua trajetória investindo na evolução, solidificada através do comprometimento, ética, qualidade, segurança, sustentabilidade e valorização das pessoas, valores institucionais de norteiam as ações do HC.
A premissa de crescer integrando a trajetória centenária às inovações é explicitada diariamente através dos projetos de ampliação e revitalização que potencializam e qualificam o atendimento à comunidade regional.

Gostou? Compartilhe