Sem titular há quatro meses

Desde maio a 7ª CRE não possui coordenador fixo. Indicação de nome já foi entregue ao governador, mas ainda é preciso aguardar resolução do Estado para nova nomeação

Por
· 2 min de leitura
Servidores aguardam nomeação de novo coordenador da 7ª CRE. Até então, resoluções estão sendo todas encaminhadas a Porto AlegreServidores aguardam nomeação de novo coordenador da 7ª CRE. Até então, resoluções estão sendo todas encaminhadas a Porto Alegre
Servidores aguardam nomeação de novo coordenador da 7ª CRE. Até então, resoluções estão sendo todas encaminhadas a Porto Alegre

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Os assuntos que necessitam de resolução direta já não são resolvidos na 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) há pelo menos dois meses. Isso porque desde junho a instituição responsável por todas as escolas estaduais da região está sem um coordenador. Desde que saiu de férias, ainda em maio, o professor e então coordenador da sede, Santos Olavo Misturini, não voltou mais para a CRE. Ele seguiu seu partido, o PDT, na decisão de deixar a base do governo de Sartori. De aí em diante, os servidores públicos operam suas atividades sozinhos, sem coordenação. “As professoras responsáveis pelos setores de recursos humanos e pedagógico trabalham com suas equipes normalmente, mas qualquer decisão precisa ir para Porto Alegre, na Secretaria de Educação (Seduc). Está bem complicado, porque atrasa tarefas simples que podiam ser resolvidas por aqui”, relatou uma servidora pública que pediu para não ser identificada.

A questão chegou a uma eleição interna para definir o futuro da Coordenadoria. Durante o período de ausência de chefia, a organização regional do PMDB reuniu nomes para que fosse escolhido o novo centralizador da CRE. No fim, a decisão ficou entre a professora Verônica Zanandrea - que assumiu interinamente o cargo após a saída de Misturini - e o vereador de Mato Castelhano, Elton D’Marchi; que acabou vitorioso. De acordo com o prefeito de Ciríaco e coordenador regional do PMDB, Arlindo Lopes, esta etapa foi apenas para escolher quem seria indicado ao governador para ocupar o cargo. “Fizemos a eleição e, com base nisso, demos a nossa indicação. Agora ele é quem decide se essa pessoa vai entrar, ou não”, disse ele. A eleição foi ainda no dia 14 de junho, em Água Santa, mas o governo não confirmou nenhum nome.

“Nomeação está para sair nesta semana”, diz D’Marchi

O nome indicado para assumir a 7ª CRE, Elton D’Marchi, afirmou em entrevista que a nomeação do novo coordenador está, sim, atrasada, mas que deve sair ainda nesta semana. “Era para sair [a nomeação] na semana passada, mas o governo acabou indo para a Alemanha e teve o feriado, que acabou atrasando, mas pode chegar a qualquer momento. Até o fim dessa semana devemos ter uma resposta”, disse ele.

No momento, D’Marchi é presidente da Câmara de Vereadores de Mato Castelhano. Se de fato assumir o cargo, deverá pedir a exoneração da presidência e, posteriormente, a licença da legislatura. “Já tenho feito visitas em algumas escolas da região e buscando ficar por dentro dos assuntos para ver como tudo funciona”, pontuou. “Tínhamos uma visão diferente do funcionamento da CRE e a maioria do partido entendeu que nossa ideia é a mais correta para o momento”, afirmou referindo-se a escolha interna. O vereador é formado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e já trabalhou em algumas escolas de Passo Fundo na área. Antes de atuar no Legislativo, assumiu como secretário de saúde em Mato Castelhano. “Estamos todos lutando pela educação da nossa região”, terminou.

7ª CRE

Pelo menos 32 municípios são atendidos pela 7ª CRE. A abrangência geral é de mais de 40 mil alunos, 125 escolas, mais de 860 funcionários e quase 3,6 mil professores.

Gostou? Compartilhe