Hospitalizações por Covid-19 na região cresceram 151.0% na última semana

A cidade registrou crescimento nos óbitos, casos e hospitalizações

Por
· 2 min de leitura
Os hospitais já registram filas de espera por leitos (Foto: Divulgação/HSVP)Os hospitais já registram filas de espera por leitos (Foto: Divulgação/HSVP)
Os hospitais já registram filas de espera por leitos (Foto: Divulgação/HSVP)
Você prefere ouvir essa matéria?

Na última sexta-feira (26) o governo do Rio Grande do Sul estabeleceu a bandeira preta, sem cogestão, para todo o estado. Passo Fundo já estava com essa classificação, no entanto agora não pode mais adotar os protocolos de bandeira vermelha. Os dados divulgados semanalmente pelo estado em uma nota técnica revelam o crescimento exponencial de hospitalizações e casos na região Covid-19 de Passo Fundo. Os números são referentes a semana entre 19 e 25 de fevereiro, em comparação à semana anterior. Neste levantamento, também constam dados municipais divulgados na sexta-feira (26), que contabilizam os números até a quinta-feira (25).

Hospitalizações

O número de novos registros de hospitalizações por Covid-19 aumentou 151% na região. Nos sete dias anteriores ao levantamento foram 241 novas hospitalizações, enquanto na semana anterior foram 96.

As internações em UTI por Síndrome respiratória aguda grave (SRAG), cresceram 24,3%, passando de 74 para 92. Em relação às internações em UTI de casos confirmados para a Covid-19, o crescimento foi de 14,5%, com dez casos a mais, chegando a 79 na última semana. Nos leitos clínicos para Covid-19, o aumento foi de 28.6%, passando de 161 para 207. 

O número de leitos de UTI livres para atender Covid-19 no último dia do levantamento ficou negativo, chegando a -5, enquanto na semana anterior eram 15 leitos livres.

*SRAG : Síndrome respiratória aguda grave (Dados: Secretaria Estadual da Saúde em 26/02 | Gráfico: Bruna Scheifler ON)

Nos dois maiores hospitais da cidade há fila de espera por leitos nas UTIs.  No Hospital São Vicente de Paulo, quatro pacientes aguardavam um leito UTI Covid-19 na tarde de segunda-feira (01), no entanto, a instituição já abriria novos leitos e os pacientes iriam em breve ocupá-los. 

No Hospital de Clínicas, a fila de espera também era de quatro pacientes e a ocupação já passa o teto de leitos de UTI Covid-19 disponíveis. O hospital dispõe de 23 leitos de UTI e 51 clínicos, tendo 25 pacientes em UTIs e 50 nos clínicos.

Óbitos

A região teve 36 óbitos na última semana, um aumento de 157.1%, em relação a 14 na semana anterior.

Casos

Antes mesmo da cidade de Passo Fundo ultrapassar a marca de mil casos ativos, o indicador cresceu 32,2% na região, passando de 1526 para 2018. Quanto aos casos recuperados nos 50 dias prévios à penúltima semana, comparado à anterior, foi registrada uma queda de 8,1%. A razão entre as duas variáveis teve um aumento de 44,0%. 

Conforme o boletim municipal, nos 15 dias até quinta, a média era de 117 casos novos confirmados para o coronavírus por dia. Na semana epidemiológica entre 14 e 20 de fevereiro foram 779 casos confirmados e na última 663, no entanto ela está incompleta devido a data de divulgação do boletim. 

Atendimentos

Antes de fevereiro terminar, Passo Fundo já registrava o maior número de atendimentos no CAIS Petrópolis, o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19” e no CAIS Boqueirão, segundo local destinado a atendimento de pacientes com suspeita da doença. Foram 6.610 atendimentos no total, a maioria no CAIS Petrópolis, que recebeu mais de 4,5 mil pacientes durante o mês. Até então, dezembro registrava o maior número de atendimentos, com 5.141 registros no CAIS Petrópolis.

Bandeiras

Três dos quatro indicadores específicos da região de Passo Fundo ficaram em bandeira preta:

  • Incidência (número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes): Bandeira Preta
  • Projeção de óbito: Bandeira Preta
  • Velocidade de avanço (hospitalizações confirmadas nos últimos 7 dias / hospitalizações confirmadas nos 7 dias anteriores): Bandeira Preta;
  • Estágio da evolução na região (ativos/recuperados): Bandeira Laranja.
Gostou? Compartilhe