Com um toque da natureza

Confira as dicas do Conceito

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Hoje em dia, o conceito da sustentabilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Isso torna possível aplicá-lo na decoração de residências e jardins. É só dar uma olhada a sua volta e perceber que a natureza nos presenteia diariamente com elementos que podem ser usados para criar móveis e até objetos decorativos de forma econômica e original. Para isso, a dica da arquiteta Graciele Sandri é reaproveitar os cortes de árvores de reflorestamento ou certificadas, e transformá-las em itens de decoração. “Pedaços de troncos de madeira rústicos e naturais são usados de diferentes maneiras como móveis multifuncionais e versáteis. Eles acabam sendo sempre um elemento de destaque e cheio de charme, enquadram-se perfeitamente em ambientes contemporâneos, concedendo um toque de charme e de design”, explica Graciele.

Segundo a arquiteta esses móveis podem ser usados em qualquer ambiente como salas, quartos, banheiros ou cozinha quando transformados em mesa, bancos, cadeiras, aparadores ou o que a imaginação permitir. Nas áreas externas eles também ganham espaço com acabamentos envernizados, naturais, encerados ou pintados. “É sempre bom lembrar, que o uso de peças diferentes confere equilíbrio aos ambientes e, no caso da madeira, traz conforto por ser um material quente”, ensina.

Outra dica importante é, antes de escolher o local para colocar seu tronco de árvore, tratar previamente a madeira com um fungicida e, dependendo do aspecto que se deseja, lixar e envernizar ou até mesmo deixar no seu estado bruto.

AMBIENTES:

SALAS:

Em salas de estar ou jantar, o tronco de madeira pode ser utilizado tanto como banco, mesa lateral ou central, apoio para uma mesa de refeições ou ate mesmo como um aparador moderno e funcional. Quando a idéia é sair do convencional, aposte em bancos criativos. Para isso basta envernizar o tronco de madeira e lixar, para evitar lascas e farpas. Depois escolha “pés” diferentes dos convencionais.

DORMITÓRIOS:

Nos dormitórios os troncos se encaixam perfeitamente como mesa de cabeceira ou mesa de apoio, porém para quem preferir, invista também como bancos para complementar a decoração do ambiente.

BANHEIROS:

Para pessoas que preferem uma decoração mais rústica e ousada, a idéia é aproveitar o tronco e investir em uma bancada da pia no banheiro, buscando um design diferenciado e fora do convencional, só não se esqueça de envernizar a madeira.

JARDINS:

Para decorar seu jardim, os troncos de árvores mesmo sem vida, podem trazer beleza e graciosidade se forem integrados a lindas flores ou até mesmo pedras ou seixos. Podem ser utilizados como vasos pequenos ou grandes, jardineiras e até mesmo para formar um trilho em meio ao jardim.

ELEMENTOS DE DECORAÇAO:

Além de servirem como móveis, os troncos das árvores podem ser usados também como elementos de decoração, desde porta-retratos, apoio para vasos e até mesmo compor a decoração de uma mesa natalina, o importante é não ter medo de usar a sua criatividade.

DICAS DE BANCOS:

A diversidade de bancos que podem ser feitos com troncos de arvores é grande e vão desde troncos naturais, pintados e até revestidos com metal.

Dica: Os troncos, por serem de madeira maciça, são pesados e as rodinhas podem ajudar na movimentação. 

Gostou? Compartilhe