Vacinação contra a gripe será ampliada para toda a população em julho

Terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, voltada aos grupos prioritárias, segue até o dia 30 de junho. Em Passo Fundo, população que não integra os grupos de risco poderá ser imunizada no próximo mês

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

A Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo deve ampliar a vacinação contra a gripe para o público em geral a partir da primeira semana de julho. Por ora, a imunização está sendo oferecida a crianças e gestantes, que integram os grupos prioritários na terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação. A etapa atual estava originalmente prevista para acontecer até o último dia de 5 junho, no entanto, devido ao baixe índice de procura, o Ministério da Saúde decidiu estender o prazo até o dia 30 deste mês. 

De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, em Passo Fundo, a população de crianças estimada para a receber a vacina é de 13.760 pessoas. No entanto, até esta terça-feira (16), apenas 7,2 mil haviam sido vacinadas, o que representa cerca de 52% do público-alvo. Já a população que integra o grupo de gestantes é formada por 2157 mulheres e, destas, 986 foram vacinadas, o equivalente a 45,7%. O índice está bem abaixo da meta, que é de vacinar 90% dos grupos prioritários. O total de vacinas aplicadas no município, desde a primeira fase da campanha e até o fechamento desta reportagem, era de 72.963 doses.

A vacinação segue, até o fim do mês, para todas as pessoas que integram os grupos prioritários e que ainda não foram imunizadas, embora o público-alvo das duas primeiras etapas da campanha já tenha atingido a meta de 90%. Depois disso, o município passará a oferecer as doses restantes à população em geral, que não é considerada grupo de risco. As doses estão disponíveis no Ambulatório Especialidades, Ambulatório São José, ESF Zacchia, Cais Boqueirão, Cais Luiza, Cais São Cristóvão, Cais Hípica, UBS Adirbal Corralo, Central de Vacinas, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth. Crianças devem portar a carteira de vacinação.

Gostou? Compartilhe