O ensino da medicina em novas perspectivas

Imed conta com estrutura para aulas dentro do Hospital da Cidade

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Em tempos de tecnologia as áreas do conhecimento passam por constantes modificações. Na medicina não é diferente. Diariamente, ouvimos falar em descobertas capazes de garantir a cura das mais variadas doenças, além de oferecer tratamento menos invasivo para amenizar o sofrimento dos pacientes. Em meio aos inúmeros avanços, como fica o papel do médico? É fato que a tecnologia na medicina está transformando os cuidados com a saúde e a forma como os médicos se relacionam com os pacientes. A automação dos procedimentos, fortalecida com a chegada da Internet e a Inteligência Artificial, interferem profundamente no modo como a medicina é aplicada. Essas transformações impactam desde o ensino da profissão, passando pela atuação prática do médico até a prevenção e tratamento de doenças.

 

Ferramentas tecnológicas
É fundamental que as Instituições de ensino possibilitem aos estudantes o acesso e uso de ferramentas tecnológicas em suas futuras profissões.  Pensado nisso, a Imed em parceria com o Hospital da Cidade de Passo Fundo passa a oferecer área exclusiva aos alunos da instituição para ensino da medicina e cursos da saúde.  O novo espaço qualifica a prestação de serviço do Hospital Escola, intensificando seu papel tecnológico e assistencial para fortalecer o curso de Medicina da Imed. “Na medida em que nós contamos com uma instituição centenária e com muita capacidade de oferta educacional na saúde este local será um grande berçário de jovens médicos formados com um perfil diferenciado, inovadores, empreendedores e com visão social otimizada”, explica o coordenador de Medicina da Imed, professor Luiz Artur Rosa Filho.

 

Estudando em inglês
De acordo com professor Luiz Artur, os estudantes de Medicina da Imed realizam milhares de atendimentos mensais. Estão em quatro unidades básicas do município e recentemente iniciaram as atividades ambulatoriais também na área materno infantil. Com a nova estrutura passam a intensificar o aprendizado para a realização dos atendimentos prestados.  “Com a estrutura atual, nós conseguimos que praticamente a metade do curso ocorra nas dependências do Hospital Escola. Nosso sétimo e oitavo semestres terão 100% das aulas teóricas naquele espaço, dando conforto e praticidade tanto para os alunos quanto para os professores”. O estudante de Medicina da Imed possui, além da estrutura do Hospital Escola, ofertas exclusivas, como cursar disciplinas de Liderança e Comportamento, Empreendedorismo e Inteligência Artificial. “Recentemente incluímos partes de disciplinas exclusivamente em Inglês dividindo a turma em dois níveis e discutindo artigos científicos com aulas 100% em língua estrangeira além de iniciarmos uma disciplina de Gestão de Carreiras que poucos cursos no Brasil promovem. Tudo isso, sem descuidar da formação humana com Relação Médico-Paciente e Bioética, tão necessária para estes tempos, inserindo-as junto as disciplinas tradicionais técnicas”, comenta o coordenador. 


O professor Luiz Artur explica que os alunos treinam em simuladores do corpo humano, as disciplinas de Clinica e Cirurgia. Agora passam a fazer uso de simuladores realísticos também infantis. “Estamos nos preparando para reformar o currículo, integrando a novas demandas sociais e perfis médicos. No primeiro semestre, os alunos promoveram um evento chamado MINDS, Mostra de Inovação, Desenvolvimento na Saúde, que trouxe gente de vários lugares do mundo para discutir o futuro da Medicina” enfatiza.
 
 
Hospital-escola
A nova estrutura possui duas salas de aula, sala de reuniões, sala de professores, vestiários e área de convivência. O investimento da Imed na reforma do espaço no hospital ultrapassa R$ 1,2 milhão. A parceria entre a Imed e o HC vai injetar R$ 60 milhões no hospital ao longo de 30 anos.

Gostou? Compartilhe