Planejamento Digital do Sorriso

Medicina & Saúde - O DSD, Digital Smile Design, da sigla em inglês, ou Planejamento Digital do Sorriso, da tradução para o português é a grande novidade da odontologia. A tecnologia possibilita às pessoas verem antecipadamente os possíveis resultados de cirurgias.

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A tecnologia está a serviço de várias áreas, mas em nenhuma é tão importante quanto na saúde. Das várias novidades surgidas recentemente, o DSD tem se mostrado uma das mais avançadas no planejamento dos tratamentos dentários. Conforme especialista e mestre em Dentística Restauradora, Janesca Casalli, o procedimento pode ser realizado por qualquer paciente. “De maneira geral, é indicado para todas as pessoas que desejam fazer alterações nos dentes e possuem interesse em visualizar antecipadamente o resultado do tratamento”, explica.

De acordo com ela, o planejamento digital proporciona que a pessoa possa saber como será o resultado antes mesmo de realizar o procedimento. “Mais especificamente o planejamento digital do sorriso é indicado para tratamentos que envolvam facetas laminadas de porcelana, lentes de contato dentais, próteses fixas, implantes, ortodontias e cirurgias ortognáticas e gengivais. Pode portanto ser utilizado para planejamento nas especialidades de Dentística, Ortodontia, Prótese, Periodontia, Implante e Cirurgia Buco Maxilo Facial”, salienta a especialista.

 Entrevista

 Medicina & Saúde – O que é o Planejamento Digital do sorriso?

Janesca Casalli – O planejamento digital do sorriso (em inglês, DSD- Digital Smile Design) é hoje uma das mais novas e avançadas técnicas de odontologia estética. Foi criada pelo professor Christian Coachman, brasileiro, dentista e técnico em prótese dentária, que hoje é referência mundial em Odontologia Estética, juntamente com Lívio Yoshinaga. O objetivo da técnica é planejar o tratamento estético com o design mais adequado ao formato de rosto e personalidade do paciente, que participa ativamente deste processo, visualizando antecipadamente o resultado final de seu tratamento.

Medicina & Saúde - Como é feito este procedimento?

Janesca Casalli – A programação passa pelo uso de ferramentas digitais. As fotografias do sorriso, dos dentes e do rosto do paciente são passadas para o computador. Baseado nessa imagem real, o dentista traça as possibilidades de tratamento para melhorar a estética bucal levando em consideração regras de harmonia e simetria, expectativas, questões funcionais e biológicas do paciente.  Após esse processo, as imagens e as medidas do sorriso escolhido são enviadas ao técnico em prótese dentária, que as transfere para um enceramento diagnóstico. O técnico será capaz de realizar um enceramento tridimensional mais eficaz, concentrando-se no desenvolvimento das características anatômicas dentro dos parâmetros especialmente fornecidos, como linha média, posição e tamanho dos dentes,  dinâmica labial e plano incisal. Este enceramento é depois aplicado sobre os dentes do paciente, para ele visualizar o projeto final de seu sorriso.

Qual a grande vantagem do procedimento

São várias as vantagens que essa nova tecnologia proporciona. De acordo com Janesca Casalli, estas são as principais:

• É uma maneira muito mais objetiva de saber o que o paciente quer e o que a odontologia pode realmente fazer por ele.

• O paciente  tem antecipadamente uma previsão de como ficará  seu sorriso ao final do tratamento,

• Melhorar a comunicação entre os diversos especialistas envolvidos no caso.

• Melhora a comunicação com o técnico de prótese, que executará o trabalho seguindo o planejamento pré determinado.

Gostou? Compartilhe