Vitiligo não é contagioso

Existem diversas opções de tratamento terapêutico que podem minimizar o quadro

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O dia 25 de junho é a data escolhida no Brasil para a conscientização sobre o vitiligo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), a doença ainda é um tabu e os pacientes são vítimas de preconceito devido à falta de informação sobre o problema. A presidente da SBD-RS, Clarissa Prati, reforça que a maioria das pessoas com vitiligo não manifesta qualquer sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu durante todo o mês, a campanha nacional de conscientização para os pacientes da doença. A modelo Eliane Medeiros é portadora de vitiligo e estampa a campanha.

- Em alguns casos, porém, os pacientes relatam sensibilidade e dor na área afetada. Entretanto, os aspectos emocionais podem afetar a saúde psicológica dos portadores. Descacamos, ainda, que o vitiligo não é contagioso – relata.


O vitiligo não tem cura, mas existem diversas opções de tratamento terapêutico que podem minimizar o quadro.
- O tratamento do vitiligo é individualizado e deve ser discutido com um dermatologista, conforme as características de cada paciente. Os resultados podem variar consideravelmente entre uma pessoa e outra. É importante lembrar que a doença pode ter um excelente controle com a terapêutica adequada e repigmentação satisfatória – ressalta.

 

Curso Técnico de Enfermagem
Estão abertas as inscrições para o Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Educação Profissional São Vicente do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. O curso é oferecido nos turnos manhã, tarde e noite, com 40 vagas em cada turma. As inscrições seguem até 10 de julho de 2018, na secretaria da Escola de Educação Profissional São Vicente, Rua Paissandú, 1314, Centro. O curso de Técnico em Enfermagem tem duração de 22 meses, com 1.700 horas, sendo 1.200h de aulas teórico-práticas e 500h de Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado desenvolve-se no HSVP, Unidades Básicas de Saúde - CAIS e em outras instituições conveniadas. Funcionários do hospital tem desconto de 30% na mensalidade e para alunos matriculados no Diurno (Manhã ou Tarde) é oferecido um desconto de 15% na mensalidade. Ainda, a Escola, oferecerá aos alunos aprovados, matriculados e frequentando o Curso Técnico de Enfermagem, a oportunidade de concorrer a Bolsa de Estudos de 100% ou 50%.


Inscrições
Para realizar a inscrição os candidatos devem ir até na Escola e apresentar carteira de identidade, CPF, Histórico Escolar original do Ensino Médio e ou atestado comprobatório que certifique a matrícula no 3º ano do Ensino Médio, uma foto 3x4 recente e o pagamento da taxa de inscrição. Os alunos devem ter idade mínima de 17 anos. O processo seletivo contempla a prova de Língua Portuguesa, Biologia, Matemática e atualidades, que será realizada no dia 14 de julho de 2018, às 08 h e 30 min, e uma entrevista a ser agendada. O resultado será divulgado no site www.hsvp.com.br. Venha estudar na maior instituição hospitalar o interior do estado. Mais informações pelo fone (54) 3316 4025.

 

Psicologia clínica
A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação lato sensu em diferentes áreas do conhecimento para o segundo semestre de 2018. O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) inscreve para a Especialização em Psicologia Clínica - Enfoque Psicanalítico e para a Especialização em Psicoterapias Cognitivas Comportamentais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de julho, pelo site upf.br/ingresso/especializacao-e-mba. 

Gostou? Compartilhe