Hospital de Clínicas completa 106 anos

O HC foi o primeiro hospital fundado em Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Ao longo de 2019, o HC atingiu a marca de mais de vinte mil internações (Foto:: Divulgação)Ao longo de 2019, o HC atingiu a marca de mais de vinte mil internações (Foto:: Divulgação)
Ao longo de 2019, o HC atingiu a marca de mais de vinte mil internações (Foto:: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

O Hospital de Clínicas (HC) foi o primeiro hospital fundado em Passo Fundo, no dia 20 de julho de 1914, idealizado para atender as demandas em saúde da região que, naquela época, precisava se deslocar grandes distâncias para obter atendimento médico.

O pioneirismo das ações do Hospital de Clínicas foi importante também durante a epidemia de gripe espanhola, que atingiu o país em 1918, quando mais de 70 pessoas acometidas pela doença foram atendidas pela instituição. “A atuação do Hospital de Clínicas teve início em um contexto de pandemia, a ‘Gripe Espanhola’, quando, em 1918, com a estrutura hospitalar ainda em construção, foi alugada uma casa de madeira e transformada em enfermaria, só para receber pacientes contaminados, que eram deixados na rua para não contaminarem os familiares. Desde a fundação em 1914, o pioneirismo das ações do HC foi fundamental para o atendimento de Passo Fundo e região, pois não havia outros hospitais para atender os doentes, que precisavam ser levados a Porto Alegre, de trem, e a Caxias do Sul, a cavalo ou de carroça. Para suprir esta lacuna foi criada a instituição Hospital de Caridade de Passo Fundo, que mais tarde recebeu o nome de Hospital da Cidade de Passo Fundo e desde 2018 passou a se chamar Hospital de Clínicas de Passo Fundo", destacou o presidente do HC, Paulo Adil Ferenci.

Mais de cem anos depois, o Hospital de Clínicas é referência para o tratamento da covid-19 e atende mais de trinta cidades da região.

“Aos 106 anos depois este contexto se repete, enfrentando outra pandemia, a Covid-19, agora com a instituição muito melhor preparada para o atendimento da população” evidenciou Paulo Adil Ferenci.

Em 2019 o HC atendeu a população oriunda de 448 municípios

Referência

Por meio de ações integradas de assistência à saúde, ensino e pesquisa, o Hospital de Clínicas se consolida como referência macrorregional para o atendimento a uma população de mais de cento e cinquenta municípios, correspondentes a cinco Coordenadorias Regionais de Saúde, centralizadas nas cidades de Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões, Alegrete e Frederico Westphalen. “Os dados consolidados ilustram com clareza o desenvolvimento do Hospital de Clínicas de Passo Fundo nos últimos anos. Ao longo de 2019, o HC atendeu a população oriunda de 448 municípios da região, atingindo a marca de mais de vinte mil internações. As evoluções vão além de modificações na estrutura física, abrangendo investimentos também na melhoria da gestão dos processos assistenciais” enfatizou o administrador do HC, Luciney Bohrer.

Certificação

O HC recebeu a certificação ONA – Nível 1. A instituição foi avaliada a partir de critérios voltados para a segurança de todos os processos assistenciais relacionados ao paciente, seguindo padrões internacionais. “Esta conquista representa externamente aquilo que internamente a gente vivencia nas últimas duas décadas. A transformação, a evolução, a construção de uma instituição sólida, com uma alta complexidade e uma alta resolutividade nos programas de saúde, foi construída ao longo deste período e este certificado vem para consolidar externamente a posição que a instituição vive hoje.” pontuou o diretor técnico, Dr. Juarez Dal Vesco.

Olhar para o futuro

Para marcar os 106 anos da instituição, o novo Centro de Diagnóstico do HC entrou em funcionamento recentemente, com acesso pela rua Silva Jardi. Projetando o futuro, as obras de ampliação e reforma da nova Unidade de Emergência do HC que estão em andamento oferecerão à comunidade a ampliação de novos serviços. Somando-se a esta inovação, a construção de um novo edifício na rua Silva destinado à ampliação do Centro Cirúrgico e leitos de internação delineiam os caminhos de evolução institucional.

Fonte: Comunicação - Hospital de Clínicas de Passo Fundo

Gostou? Compartilhe