A dor no dedão do pé

Casos de hálux rígidos são comuns e trazem dor intensa

Por
· 2 min de leitura
Dr. Everton de Lima é ortopedista do IOT

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Bater com um dedo do pé, o popular dedão, numa cadeira produz uma dor das mais desagradáveis neste membro sensível do corpo. Imagine, então, ter uma doença que traz constante dor neste local? Os casos de Hálux Rígido, doença caracterizada pelo desgaste em uma articulação no pé, são bastante comuns e acarretam em muita dor e desconforto. Somente na Clínica IOT de Ortopedia e Traumatologia são atendidos de 150 a 200 pacientes com a patologia por ano. O ortopedista Dr. Everton de Lima, palestrou sobre as novidades para o tratamento de hálux rígidos no 18° Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, em Gramado. O médico especialista em pé e tornozelo explica como é essa doença e como pode ser tratada.

O hálux rígido

Hálux Rígido é nome dado ao desgaste (osteoartrose) que ocorre na articulação entre o 1º metatarso e a falange do hálux (dedão). Os principais sintomas são dor intensa, restrição dos movimentos da articulação e aumento de volume no local.

As causas

As causas são indefinidas. Acredita-se que o formato da articulação do hálux pode ter influência, pois as formas articulares que são muito estáveis favorecem o desenvolvimento do desgaste ósseo por excesso de pressão na cartilagem. Outras prováveis origens são lesão de cartilagem por traumatismo e deformidades nos pés (cavo ou plano). A literatura mostra que os homens são mais afetados, mas são as mulheres quem sofrem mais com dor e limitações.

O tratamento

O tratamento inicial deve priorizar o alívio dos sintomas. Para isso indica-se o uso de calçados que limitam a mobilidade hálux, uso de medições anti-inflamatórias e uso de órteses que bloqueio o movimento da articulação doente. Quando estas medidas falham é indicado tratamento cirúrgico.

As novidades

No Congresso em Gramado, apresentamos uma revisão literária sobre o que existe de novo no mundo sobre hálux rígido. Entre as técnicas cirúrgicas empregadas na atualidade, as que melhores resultados trazem para os pacientes são aquelas que bloqueiam o movimento da articulação – Artrodese. Outra opção de tratamento cirúrgico, igualmente com bons resultados, são técnicas onde se interpõem alguma estrutura no interior da articulação degenerada com o objetivo de reduzir as queixas de dor. Recentemente, foi divulgado na revista Foot and Ankle International, publicação sobre patologias do pé e tornozelo, uma técnica para colocação de um implante sintético no interior da articulação, que permite a melhora dos movimentos articulares e alivio significativo da dor.

Os pacientes

Aproximadamente 150 a 200 pacientes por ano são atendidos com esta patologia na clinica IOT, que oferece o que tem de mais moderno no tratamento do hálux rígido. Os tratamentos, tanto cirúrgico como não cirúrgico, são conduzidos satisfatoriamente. 

Gostou? Compartilhe