Saúde bucal exige cuidados na infância

A importância de ensinar bons hábitos para as crianças

Por
· 1 min de leitura
Ação para desenvolver hábitos saudáveis de higiene bucalAção para desenvolver hábitos saudáveis de higiene bucal
Ação para desenvolver hábitos saudáveis de higiene bucal
Você prefere ouvir essa matéria?

A expressão “saúde começa pela boca”, certamente, você já ouviu. E ela não poderia ser mais verdadeira, pois a boca é maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo. Sendo uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. E quando falamos das crianças que costumam levar à boca objetos e brinquedos?  A professora do curso de Odontologia da Imed, Luiza Dal Zot Von Meusel, comenta que é muito importante criar hábitos saudáveis de higiene bucal na infância. “A escovação dental diária e uso de fio dental durante a infância contribuirá para a boa saúde na vida adulta. Lembrando também que as crianças levam muito do que aprendem para dentro da sua casa, assim estendendo sobre a relevância de tais hábitos com os pais” relata a professora.

 

Dente de leite
Os conhecidos ‘dentes de leite’ são muito importantes para o desenvolvimento da criança. A professora explica que por serem temporários esta importância pode ser negligenciada, o que pode ocasionar em prejuízos a? saúde. “Entre as principais funções dos dentes de leite estão: mastigação dos alimentos - etapa importante para facilitar a digestão, auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face, ajudar na pronuncia correta das palavras, contribuir para a melhor aparência da criança, permitindo um belo sorriso, o que poderá? influenciar sua autoestima, guardar o espaço para os dentes permanentes que irão substitui-los no futuro, direcionando-os para que nasçam em posição adequada. Por isso, e? imprescindível que os cuidados com a dentição sejam iniciados o mais precocemente, ou seja, a partir do irrompimento do primeiro dente, o que ocorre entre os 6 e os 8 meses de idade”.

 

Saúde coletiva
Estudantes do 6ºnível da Odontologia da Imed, realizaram em 18 de março, atividades de saúde coletiva. Foram repassadas orientações sobre educação em saúde bucal com o intuito de incentivar hábitos saudáveis, escovação dental supervisionada, exame odontológico e aplicação tópica de flúor. “Os objetivos foram consolidar os conhecimentos em epidemiologia, educação em saúde, promoção de saúde e prevenção de doenças, através da aplicação prática dos conhecimentos de forma associada e contínua, em escolas na área de abrangência da faculdade Imed”, finaliza a professora Luiza – responsável pela supervisão da atividade.  

Gostou? Compartilhe