Udwartana, a massagem para diminuir a gordura localizada

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Bem-estar físico e mental é o que prega a Ayurveda. Por isso, muitos dos procedimentos utilizados como técnicas de relaxamento acabam apresentando efeitos também estéticos. Assim, consegue-se a união da beleza externa com o equilíbrio interno.

“A beleza externa, o visual, muitas vezes não são sinônimo de saúde física e mental, muito menos de bem estar. Para o Ayurveda a beleza externa manifesta-se naturalmente a partir de uma condição interna de equilíbrio e harmonia”, explica a terapeuta ayurvédica, Maria Elisabete Vieira.

Dentro deste conceito, existe a Udwartana, que é considerada uma modalidade de massagem dentro dos princípios terapêuticos da Ayurveda. “A Udwartana é caracterizada pela associação da Abhyanga à utilização do pó de alguma erva, definida respeitando-se as particularidades do indivíduo. A massagem traz excelentes resultados nos casos de excesso de kapha, gordura localizada, obesidade, celulite, edema, retenção de líquidos e letargia”, explica.

Segundo a terapeuta, o pó é utilizado para estimular o tecido adiposo e a circulação local, movimentando a energia “kapha” estagnada. “De acordo com os princípios metodológicos do Ayurveda, oposto reduz oposto e semelhante aumenta semelhante. Sendo assim, além da função terapêutica específica da planta, com a aplicação da Udwartana, podemos observar claramente este princípio nos componentes da massagem. O pó é seco, leve, áspero e adstringente, perfeito para o biótipo Kapha, que apresenta característica pesada, pegajosa, úmida e suave”, salienta.

Além desses benefícios, a massagem tem ação tonificante e desintoxicante, reduzindo medidas e agindo sobre a celulite e a flacidez.

“A perda de peso, a redução de medidas, uma pele e cabelos saudáveis, são resultado da harmonização dos doshas em desequilíbrio na pessoa. A partir de uma avaliação inicial será montado então um projeto de tratamento, próprio para um. Contudo, há um conjunto de técnicas que formam um protocolo básico”, destaca Elisabete. Este protocolo básico inclui sempre técnicas de desintoxicação e equilíbrio.

Colaborou
Maria Elisabete Vieira, terapeuta ayurvédica

Gostou? Compartilhe