A dança que virou treino de academia

Em boa parte das academias já estão sendo oferecidas aulas da modalidade, que alia movimentos de diversas danças latinas com o objetivo de emagrecer e modelar o corpo.

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Que dançar faz bem à saúde quase todo mundo sabe. Além de ser uma forma de ficar longe do estresse, dançar queima calorias e faz a pessoa se sentir melhor. E foi pensando nesses fatores que um novo treino de academia está ganhando cada dia mais adeptos. A Zumba, que alia movimentos de danças tradicionais latinas está sendo uma febre nas academias

Criado ainda no ano de 2001, o método conhecido como Zumba começou a se popularizar entre as brasileiras nos últimos cinco anos. E não tem sido diferente em Passo Fundo e região. Em boa parte das academias já estão sendo oferecidas aulas da modalidade, que alia movimentos de diversas danças latinas com o objetivo de emagrecer e modelar o corpo. Apesar de não ser um treino livre, em que a pessoa vai à academia no horário que melhor lhe convém, pois as aulas de têm hora marcada e o treino é feito em turmas, a Zumba está se tornando uma febre. Tanto que algumas academias possuem lista de espera de clientes.

Em uma única aula, que dura por volta de uma hora, podem ser queimadas cerca de mil calorias. E é essa promessa que tem levado um grande número de pessoas as experimentar. Outro grande benefício, aliado da saúde, é que a Zumba tem o “poder” de melhorar a condição cardiorrespiratória em maior grau que outros exercícios, como a caminhada ou a corrida. Ainda na lista de benefícios está a elevação da autoestima. Porém, como qualquer atividade física, é preciso fazer uma avaliação médica antes de começar, porque a Zumba exige uma capacidade muito grande de movimentos do corpo em um curto período de tempo.

Entrevista

Medicina & Saúde – De onde surgiu a Zumba?
Anderson Lopes - Criada em 2001, a Zumba Fitness é uma marca global de estilo de vida, inspirada principalmente pela dança latina que combina fitness, entretenimento e cultura com uma empolgante sensação de dança fitness. A Zumba mistura ritmos mundiais de altíssimo astral com uma coreografia fácil de seguir, para um exercício de todo o corpo, que parece com uma comemoração. Foi criada por um bailarino e coreografo da Colômbia, chamado Beto Perez. Ele criou a atividade física quase sem querer, em meados dos anos 1990, ao improvisar uma aula de aeróbica com fitas cassete de músicas latinas. Aquilo foi pura energia e os alunos não paravam de sorrir. Desde então, o número de “zumbeiros” só faz crescer aos movimentos de salsa, merengue, cumbia, reggaeton, hip hop, entre outros ritmos.

Medicina & Saúde - Quais os principais benefícios em relação as demais atividades físicas?
Anderson Lopes – Além da condição cardiorrespiratória, a Zumba também trabalha a percepção espacial e a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhorando o equilíbrio. Em princípio as pessoas procuram a aula porque querem emagrecer, mas são envolvidas pelo ritmos latinos, que falam muito sobre amor e a paixão, criando uma atmosfera mais sensual. Os movimentos latinos combinados com a dança elevam a autoestima e ajudam a despertar esse lado mais sensual no aluno. Em relação às demais atividades a zumba tem seu diferencial com a energia positiva e diversão, não importa se você errar os passos ou não aprender de primeira, o importante e interagir e não deixar de tentar promovendo um alto nível de disposição.

Medicina & Saúde – Em quanto tempo é possível perceber os primeiros resultados para o corpo?
Anderson Lopes – Em torno de três meses é possível perceber resultados visíveis, já que a queima calórica de uma aula pode chegar a 1.000 calorias. Faço uma ressalva, os resultados podem demorar mais ou menos dependendo do nível de intensidade com o qual o aluno faz as aulas e do preparo físico de cada um. Mas assim que as mudanças começam a acontecer o aluno se sente mais motivado e empenhado nas aulas.

Medicina & Saúde – Com pode-se definir a zumba?
Anderson Lopes – Cada aula de Zumba é uma festa, onde a energia é muito grande e a motivação do professor é enorme pela leveza e dinâmica de todos passos e músicas gostosas e modo de dançar.

Medicina & Saúde – A modalidade ganhou muitos adeptos nos últimos tempos?
Anderson Lopes – A modalidade está cada dia maior. Ao redor no mundo mais de 180 países já usam a Zumba, em média são 14 milhões de praticantes, com salas das academias sempre lotadas.

Medicina & Saúde – Por que optou por essa atividade?
Anderson Lopes – A Zumba conheci por acaso em jogos de vídeo game. Conheci e na hora veio a grande vontade de desenvolver a modalidade. Então, procurei o curso me filiei à modalidade e hoje estou com a Zumba fazendo parte de minha vida.

Colaborou
Anderson Lopes, educador físico com especialização em Zumba

As vantagens

- Melhora o sistema cardiovascular, devido aos movimentos de respiração que ocorre durante os exercícios e ajudam a saúde do coração.
- A Zumba trabalha muito os músculos inferiores (músculo da coxa, glúteo e músculo posterior da coxa e panturrilha), o que faz com que haja o fortalecimento dessas partes do corpo. Os músculos do CORE (abdômen, cintura e quadril) também são muito usados.
- O esporte é ótimo para a memória, pois os passos ensinados pelo professor devem ser lembrados para as próximas vezes.
- A modalidade faz com que você se sinta em uma festa. A coreografia é fácil de aprender, uma vantagem para que o aluno não se sinta intimidado por não saber dançar.

Gostou? Compartilhe