A febre do tutorial

Os passo a passo que arrebatam milhares de fãs

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?
 

Redação ON

A gama de produtos de beleza aumenta a cada dia. São tantos tipos e cores de sombras, delineadores, batons, blushs e pincéis que fica difícil para quem não vive dentro de um salão, saber o que e como usar.  Claro que algumas mulheres já nascem com o dom de dominar todos estes apetrechos, mesmo sem trabalhar na área da beleza.

Maquiagens mais elaboradas, que antes eram coisa para fazer só no salão podem hoje ser feitas na frente do computador. Não, nós não quisemos dizer espelho. É computador mesmo! Isso por que os tutoriais de moda pipocam a cada minuto em blogs femininos ou canais no Youtube e Vimeo.

Algumas destas sortudas que dominam o mundo das makes gravam as suas peripécias e ensinam, calmamente, que qualquer mulher pode fazer uma maquiagem digna com os produtos básicos presentes em qualquer necesséire.

Os tutoriais e vídeos são uma ótima maneira de se manter informado sobre as tendências da estação e aprender novas técnicas. Exemplo disso são os vídeos que passaram na TV ao longo do século XX e que agora foram disponibilizados no canal do Youtube Fashion Vintage. Ali podem ser vistos vídeos que ensinam a alisar o cabelo com uma chapa de ferro aquecido no fogo ou fazer uma maquiagem belíssima que era o ápice da moda em 1936.

Esse vício da mulherada em aprender a ficar mais bela, transcorreu as décadas e faz com que tantos canais de vídeos e blogs especializados se tornem cada vez mais famosos.  Dentre os mais visitados encontram-se os canais da Camila Coelho e da Alice Salazar e dos blogs Petiscos, Just Lia, Dia de Beaute, 2 Beauty, Eu Capricho e Ta e Daí. O último, pertencente à Ana De Cesaro, uma passofundense que hoje mora em São Paulo.

Grasiele Bueno, Auxiliar de secretaria, 23 anos adora maquiagens. Todos os dias ela usa itens clássicos como lápis de olho, rímel, pó e base, mas assume que adora seguir um tutorial toda vez que precisa de um visual mais requintado.

“Eu me inspiro nos vídeos que vejo, tento fazer o passo a passo e isso tem dado muito certo. Já virei maquiadora da mãe, das amigas... Claro que é algo bem amador, sem comparação com as maravilhas que as maquiadoras profissionais fazem, mas estou enganando bem.  Quando procuro uma maquiagem para me inspirar, vou direto a canais do Youtube. Os meus preferidos são os da Camila Coelho e da Alice Salazar.”

Já a Executiva de contas Angela Zilli,também com 23 anos, é mais antenada nos blogs de moda que não tratem exclusivamente de maquiagens, mas que não deixem esse assunto passar batido.

“Desde que eu entrei no curso de jornalismo eu tinha interesse em trabalhar a área da moda. Eu sempre acompanhei blogs que falam sobre este assunto e, consequentemente, em beleza também. Acredito que os tutoriais foram ficando mais famosos de uns três anos pra cá. É muito bacana acompanhar as novidades e as tendências, ficar antenada. Claro que no meu dia-a-dia eu não coloco muito em prática, mas para festas ou para inspirar produções mais elaboradas é muito bom.”

E para quem pensa que vídeos ensinando maquiagens é coisa de adulto, a pequenina Ashley Madison, de seis anos, ensina diversas maquiagens divertidas. O foco da menina fica nas makes temáticas, inspiradas no Hallowen e em outras datas comemorativas. Pode até ser que as adultas não sigam o passo a passo da garotinha, mas certamente irão babar no grau de fofura da pequena manuseando os pincéis.

 IMPORTANTE:
Sempre que seguir as dicas de um tutorial, tente se informar sobre a pessoa que está ensinando o passo a passo. Existem alguns tutoriais com dicas perigosas, que podem causar danos à saúde.

Gostou? Compartilhe