Coaching de vida: descubra o potencial que existe dentro de você

Medicina & Saúde - artigo de Priscila Cerutti

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Por Priscila Cerutti

 

O termo coach teve seu surgimento na Idade Média (±1500), como uma forma de descrever os condutores de carruagens em território europeu. Estes condutores foram chamados de cocheiros e sua função era de conduzir uma pessoa de um lugar a outro, através da carruagem, ou seja, os cocheiros transportavam seus “passageiros” para um destino previamente desejado.

Partindo destas considerações, pode-se dizer que não houve grandes modificações neste significado, pois, o Coaching desenvolve as habilidades e percepções dos sujeitos para que estes encontrem a saída de seus problemas, ou seja, o papel do Coach (profissional) é guiar o seu Coachee (cliente) que está no estado atual, com dificuldades e dúvidas nas diversas áreas de sua vida e levar ao estado desejado. Para compreender melhor, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico de futebol (Coach) e seus jogadores (Coachees). O técnico não atua no jogo diretamente, mas oferece seu apoio, subsídio e experiência, que é fundamental para o desenvolvimento e desempenho dos atletas em campo. Da mesma forma o Coach contribui para o aprendizado e amadurecimento emocional, tomada de decisão, planejamento de ação, definição de tarefas e de estratégias de remoção de obstáculos. É importante salientar que se trata de um processo com começo, meio e fim, sempre focado no futuro.

Dentre as várias modalidades existentes, o Life Coaching ou Coaching de vida como também é conhecido, é uma técnica de desenvolvimento humano, que pretende alcançar a transformação pessoal. Objetiva a capacitação das pessoas na sua autorrealização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. Existem vários tipos de Coaching pessoal, por exemplo: Coaching de relacionamento, emagrecimento, financeiro, casamento, esportivo, entre outros. É um caminho de desenvolvimento pessoal que utiliza metodologia própria, agregando técnicas para trabalhar competências mentais, emocionais e comportamentais, proporcionando transformações positivas e duradouras. Vários são os benefícios oferecidos pelo processo, podendo-se mencionar: maior grau de autoconhecimento e confiança  no seu potencial, mais clareza de seus objetivos, acelerando cumprimento de metas, maior eficiência e eficácia no trabalho e na vida pessoal, foco e melhor planejamento no dia a dia, mais equilíbrio e saúde, ainda mais harmonia com seus valores pessoais, nível de energia e performance e muito mais satisfação pessoal.

Um Coach é treinado para saber fazer as perguntas corretas, e assim conseguir identificar os problemas e ajudar a pessoa a reconhecer e melhorar os seus pontos fracos. Para que isso aconteça o coach deve estabelecer uma ligação de confiança com o cliente. O profissional vai apoiá-lo na definição da meta (que deverá ser estabelecida), na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. O Coach trabalhará para manter o Coachee em ação, para que, ao final, ele realize o que se propôs. Desta forma, as razões pelas quais os problemas surgiram, não são o foco das sessões, mas sim os objetivos e metas para superá-los.

De forma geral, o Coaching promove o desenvolvimento e a potencialização das competências pessoais. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. Assim, é um processo de investigação e reflexão conduzido por um profissional que fará seu cliente sair de onde está para onde quer chegar.

 

Priscila Cerutti é psicóloga e pós- graduanda em Leader Coaching na Gestão do Desempenho pela Imed

priscilacerutti@yahoo.com.br

Gostou? Compartilhe