Cuidados diários

Cuidados no dia a dia podem garantir cabelos bonitos sempre

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O inverno chegou e entre os que mais sofrem com a estação estão os cabelos. Seja pelo vento, chuva e, principalmente, pela água quente, fica difícil manter os cabelos bonitos e saudáveis. A principal regra, quando falamos em cabelo, é investir nos cuidados diários. E para isso, há muitos mitos sobre rituais e práticas quando o assunto é cabelo. Segundo Viktor I, consultor de cabelos de O Boticário o que conta, na verdade, é como tratamos nossos fios no dia a dia. Para lhe ajudar nessa tarefa diária, preparamos um passo a passo que vai deixar seu cabelo digno de salão de beleza.

Confira:

LAVAGEM

A principal dica é utilizar água morna. A melhor maneira de medir a quantidade correta de shampoo é utilizando a palma da mão: a quantidade de produto deve formar uma “moeda”, evitando o desperdício. O consultor recomenda repetir a aplicação do shampoo. “A primeira lavagem é para retirar os resíduos dos fios e deixá-los limpos. Já a segunda permite aproveitar os benefícios dos ingredientes da fórmula e proporcionar o brilho”, explica. Essa etapa não deve durar mais do que um minuto. “Devemos aplicar o produto e massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Também com os dedos espalhar o produto da raiz até o comprimento dos fios. O sinal de que estamos executando corretamente o processo é a uniformidade da espuma”, sugere.

O momento do enxágue também merece atenção especial. É preciso retirar todo o shampoo do cabelo, nenhum resíduo do produto deve permanecer da raiz às pontas. Além disso, é importante também retirar todo o excesso de água antes de aplicar o condicionador para que o resultado seja melhor.

 CONDICIONAMENTO

Depois de lavado e sem água em excesso, é o momento de aplicar o condicionador. A medida da moeda também vale para essa etapa. Quem tem cabelo oleoso deve aplicar o condicionador apenas da metade do fio até a ponta. Já para cabelos cacheados que geralmente são mais secos, deve-se espalhar em todo o comprimento e o resíduo restante na mão pode ser pincelado nas partes mais próximas do couro cabeludo para ajudar diminuir o frizz.

O ideal é passar o condicionador, massagear, aguardar cerca de dois minutos para absorção e enxaguar abundantemente na sequência. Um alerta importante do consultor. “O condicionador não foi feito para permanecer no cabelo, deve ser totalmente retirado no enxágue. Para melhor hidratação, existem produtos específicos, sem enxágue, que podem permanecer nos fios. Mas, o condicionador, deve ser totalmente removido para não deixar o visual com aspecto pesado”, aconselha Viktor. E para dar mais brilho e fechar as cutículas do cabelo, o consultor sugere que o enxágue do condicionador seja realizado com água fria.

 Para os cabelos que estão com as cutículas abertas (as pontas ficam secas e podem abrir) e mais suscetíveis à queda, a sugestão é que o processo de pentear não seja feito antes da secagem. Já para os tipos mais resistentes, podem ser penteados ainda molhados.

FINALIZAÇÃO

Para cabelos cacheados, que precisam de atenção especial, o consultor sugere mais uma etapa de tratamento: a aplicação do creme para pentear. Após o enxágue do condicionador, é preciso retirar o excesso de água, torcendo levemente os fios com as mãos. Depois, sem esfregar e apenas pressionando com a toalha, os cabelos estarão levemente secos para recebem o produto. A aplicação é simples: basta dosar uma quantidade pequena do creme na palma da mão e aplicar, mais ou menos, da metade para baixo dos fios, amassando os cachos com as mãos, de baixo para cima. Outra sugestão é pentear com os dedos. O produto vai ajudar no desembaraço e a evitar a quebra. Não é necessário fazer o enxágue.

Mas, se as pontas dos cabelos precisam de um cuidado extra, a sugestão é a utilização de um sérum reparador de pontas. O produto sela as cutículas danificadas, reduz o frizz e devolve ao cabelo o aspecto macio e saudável. 

Gostou? Compartilhe