Mulheres na pré-menopausa podem engravidar espontaneamente

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Mulheres com 40 anos já costumam sentir os "calores" característicos da menopausa e a menstruação se torna cada vez mais espaçada. Mas de acordo com o especialista em reprodução feminina da Insemine e professor da UFRGS, João Sabino, a mulher que está na fase chamada de climatério, a pré-menopausa, tem chances de engravidar espontaneamente. "Mesmo com a produção de hormônios e ovários em baixa, pode haver ovulação e ocorrer então a concepção", explica o especialista.

Mesmo sendo uma gravidez espontânea, ela é considerada de risco, devido à idade da mãe. "A saúde da mulher entra em um certo declínio a partir dos 35 anos, o que exige cuidado especial na gravidez, para proteger a saúde da mãe e do filho", diz o especialista. É preciso ter acompanhamento médico regularmente e realizar o pré-natal, pois há maior risco de síndromes genéticas, abortamento, diabetes gestacional, hipertensão arterial e trabalho de parto prematuro.

Sabino ainda diz que a mulher no climatério pré-menopáusico precisa estar atenta aos sintomas de gravidez. "Apesar dos sintomas não mudarem, a mulher não relaciona, muitas vezes, os enjoos e a sensibilidade na mama com gravidez, pois a característica mais comum dela é a suspensão da menstruação e isso essa mulher já tem", afirmou.

Entenda sobre a menopausa
A menopausa é a ausência de menstruação durante 12 meses consecutivos. Não há uma idade exata para acontecer, em média, ocorre entre os 45 e 55 anos. É um estágio na vida da mulher em que ocorrem transformações no organismo feminino, aumentando a possibilidade de aparecimento e agravamento de doenças.

 

Gostou? Compartilhe