Programa de Residência HC/UPF/SMS tem trabalhos científicos apresentados

Os acadêmicos apresentaram dois trabalhos científicos desenvolvidos no Hospital da Cidade, que abordaram a manifestação herpética de zoster em paciente com câncer de boca e o manejo cirúrgico em fratura de mandíbula atrófica.

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Os acadêmicos do Programa de Residência em Área Profissional de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, Gabriela Felin e Pedro Henrique Signori participaram da 31° Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia da UPF. Os acadêmicos apresentaram dois trabalhos científicos desenvolvidos no Hospital da Cidade, que abordaram a manifestação herpética de zoster em paciente com câncer de boca e o manejo cirúrgico em fratura de mandíbula atrófica.

O evento possibilitou a interação da comunidade acadêmica e profissional com pesquisadores e profissionais das diversas áreas odontológicas, além de promover discussões acerca de novos tratamentos e abordagens destes temas. “As terapias oncológicas, como a radioterapia e quimioterapia, podem afetar adversamente a função imunológica dos pacientes, sendo comum a incidência de herpes zoster em pacientes oncológicos. Estudos relatam que a terapia com radiação é um fator de risco para o herpes zoster e que sua manifestação se dá na região ou próximo da área de tratamento com radiação. O tratamento multiprofissional envolvendo pacientes com manifestação herpética de zoster em paciente com C.A de boca é fator primordial para o sucesso.

A história médica do paciente pode auxiliar no diagnóstico precoce desta infecção viral, bem como as manifestações clínicas. Quando abordamos sobre o manejo de pacientes com fratura de mandíbula atrófica, reiteramos a importância de se obter melhor estabilização possível da fratura e o auxílio de outras especialidades, fundamental para o sucesso do tratamento”, ressalta a cirurgiã dentista, Gabriela Felin, residente do Programa de Residência em Área Profissional de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais desenvolvido pelo Hospital da Cidade em parceria com a Universidade de Passo Fundo e Secretaria Municipal de Saúde. O Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS possui 31 residentes, que atuam nas áreas de Cardiologia, Atenção ao Câncer e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

 

Gostou? Compartilhe