Tuto é um aliado da cura do câncer infanto-juvenil

Mascote foi projetado para incentivar o diagnóstico precoce, a busca pela cura e a propagação da esperança da cura

Por
· 3 min de leitura
Samuel da Luz /DivulgaçãoSamuel da Luz /Divulgação
Samuel da Luz /Divulgação

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

No mês de junho, mais precisamente no dia 15, entrou em funcionamento o Centro Oncológico Infanto-juvenil no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. O ambiente foi pensado para melhorar o atendimento das crianças. Conta com uma estrutura ampla, personalizada, que traz o tema espaço sideral, para afastar um pouco o ambiente hospitalar e humanizar o tratamento. Com 250 m², o centro é referência para aproximadamente 2 milhões de habitantes, abrangendo as macrorregiões norte e missioneira. Atualmente, 60 crianças e adolescentes estão em tratamento. Junto ao centro inaugurado, a comunidade, os pacientes e os familiares conheceram o novo aliado das crianças e adolescentes no combate ao câncer, o mascote Tuto e seu amigo Doctornauta. Os personagens foram projetados com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce, a busca pela cura e a propagação da esperança da cura .

A escolha do mascote foi feita através de um concurso realizado entre cinco agências de Publicidade e Propaganda de Passo Fundo. Diante dos cinco mascotes prontos, as crianças e adolescentes votaram e escolheram o Tuto e seu amigo Doctornauta, desenvolvidos pela agência Kafe Propaganda. O sócio-proprietário Hique Barboza conta que quando receberam a missão de criar o mascote, estavam um pouco despretensiosos e buscaram algumas informações e referências para poder criá-los. “Chegando da reunião eu expliquei para a equipe e lancei o desafio. Aí saíram dos Tutos para uma avaliação final, mas como eles ficaram diferentes e se completavam, usamos os dois e criamos toda a história”, conta o publicitário.

Douglas Padua de Lima e Marcelo Britto foram os criadores dos mascotes e para eles, o maior desafio foi criar um personagem que, além de ser querido, os inspirassem. “Nós buscamos referências em personagens e no mundo infanto-juvenil, mas não tínhamos o contato com os pacientes oncológicos. Foi muito bacana fazer esse trabalho e ver que eles aprovaram o resultado, que se identificaram. A recompensa é muito grande”, enaltecem os profissionais.

A história do Tuto é a seguinte. Ele é um ET que passou por um grave problema de saúde e que percorreu uma grande jornada ao lado de seu parceiro Doctornauta. Após muitas conquistas e etapas vencidas, os dois seguem unidos para ajudar outras pessoas na conquista do Planeta Cura. “Procurando a cura para todos, você é o meu amigo. Quando eu fico doente só o Tuto pode me curar, com o seu poder ele vai me ajudar. Quando eu fico no hospital, eu sei que o mal não vai me atacar, eu sei que o Tuto é meu amigo e juntos vamos cantar”, foi o que disse o pequeno Mateus Santos Brides, que criou essa canção para o novo amigo. Mateus está em tratamento há um ano.

Receber o feedback das crianças foi muito importante para a equipe que criou o mascote. “Ficamos muito felizes e emocionados em ver que eles gostaram e aprovaram o mascote. Vamos seguir sendo parceiros deste projeto e da causa. Foi uma surpresa e uma alegria quando descobrimos que tínhamos ganhado. Valor nenhum paga isso”, reiteraram os publicitários, que seguem auxiliando em projetos que envolvem o mascote.

Campanha “Doar é: fazer parte da cura”
Além de ser um amigo para as crianças, o Tuto é um incentivador da campanha lançada para o Centro Oncológico Infantojuvenil. “DOAR É: FAZER PARTE DA CURA!” que tem como objetivo proporcionar permanente conforto e proteção às crianças e jovens na travessia do tratamento, através da ambientação e local apropriados, da constante busca por elementos, situações e formas que possam minimizar os riscos, buscando novas tecnologias e participando da pesquisa de soluções contra o câncer. A busca de doações será contínua, por meio de padrinhos do centro e de amigos do Tuto. Nesses dois formatos teremos contato direto com a comunidade, em diversas frentes, tanto para pessoas físicas ou jurídicas, que estejam dispostas a colaborar financeiramente, ou com doações de produtos de necessidade do centro.

Como ser padrinho do centro oncológico infanto-juvenil?
- Pessoa Física ou Jurídica que contribua com valor igual ou maior que R$ 500,00 em material que atenda as necessidades do serviço ou via depósito bancário;

  • Ao se tornar padrinho automaticamente fará parte da constelação e terá seu nome estampado no hall do centro oncológico, eternizando essa ação e sendo lembrado por todos que entrarem na unidade.

Como ser amigo do Tuto?
- Pessoa Física ou Jurídica que contribua com qualquer valor depositado diretamente na conta social;

- Doador de materiais (produtos e/ou serviços) que atendam as necessidades solicitadas pelo Centro Oncológico;

-Aderir às campanhas específicas de arrecadação de fundos para o centro, como por exemplo: cofrinhos solidários distribuídos no comércio local, boletos mensais de doação... tais campanhas serão previamente avisadas e propagadas na comunidade;

- Ao se tornar amigo do Tuto, o doador terá certeza que com sua bondade e solidariedade fará parte da cura de muitas crianças e adolescentes.

Dados da conta social: CENTRO ONCOLÓGICO INFANTOJUVENIL: Banco Banrisul- Agência: 0310 - Conta: 06.141188.0-6

Gostou? Compartilhe