Residência em Dermatologia HSVP/UFFS é referência no interior do estado

Por
· 1 min de leitura
Residentes realizam atendimentos acompanhados pelos preceptores (Foto Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)Residentes realizam atendimentos acompanhados pelos preceptores (Foto Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)
Residentes realizam atendimentos acompanhados pelos preceptores (Foto Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)
Você prefere ouvir essa matéria?

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo é certificado pelo Ministério da Educação (MEC) como Hospital de Ensino. Referência em diversas áreas, a instituição é cenário de prática para acadêmicos, pesquisadores e residentes. Na Residência Médica, se destaca como cenário de prática para os residentes da Universidade Federal da Fronteira Sul, em 28 Programas de Residência.

Um dos programas que se destaca no estado pela excelência no eixo teoria e prática é a Residência em Dermatologia. O esforço dos preceptores, a estrutura oferecida e empenho dos residentes fez com que a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul, premiasse o programa de Residência com R$ 20.000. O valor recebido foi investido na compra de aparelhos para o Ambulatório de Dermatologia que atende os pacientes do Sistema Único de Saúde. Uma maca elétrica, duas lupas e dois eletrocautérios foram adquiridos com o valor.

A preceptora do programa, dermatologista Flávia Reginatto evidencia que no Ambulatório de Dermatologia os residentes vivenciam o dia a dia da especialidade, atendendo os mais diversos casos, trabalhando com prevenção e cuidados com as doenças da pele, como o Dezembro Laranja, com equipamentos e tecnologias disponíveis, aliados a teoria e pesquisa que qualificam o ensino. “Hoje somos o programa de residência com mais candidatos por vaga em Passo Fundo. Isso é um reconhecimento do trabalho diário e empenho para oferecer um ensino de qualidade. Receber o prêmio da SBD é mais um reconhecimento e nos motiva a seguir buscando e melhorando ainda mais”, pontua Flávia.

Sobre o atendimento no Ambulatório, Flávia destaca que os pacientes são todos atendidos pelo Sistema Único de Saúde e o encaminhamento é feito sempre pela Secretaria de Saúde.


Gostou? Compartilhe