LabHC é Avaliado com 100% de Acertos pelo Controle Externo de Qualidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?


O Laboratório de Análises Clínicas do HC (LabHC) é acreditado desde 2016 pelo Departamento de Inspeção e Controle da Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (DICQ-SBAC), e desde 2018 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo o único laboratório de análises clínicas da região a ser duplamente acreditado. A Acreditação do Sistema da Qualidade é realizada através de auditorias externas anuais que avaliam o funcionamento do sistema de qualidade e a capacitação técnica dos laboratórios para a realização dos exames.  

Um dos requisitos básicos para qualquer laboratório que preze pela qualidade de seus resultados é a participação em programas de controle externo da qualidade. Na última rodada de análises mensais, o LabHC recebeu avaliação de 100% de acertos pelo Controle Externo de Qualidade, que analisa a excelência no desempenho de um laboratório clínico a partir de parâmetros do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Esse resultado coloca o LabHC entre os 8,09% dos laboratórios participantes de todo o país que conseguiram tirar nota máxima na avaliação, e também demonstra o comprometimento que toda a equipe do LabHC tem com a realização de exames de qualidade para os seus pacientes. “O Controle Externo da Qualidade ou Ensaio de Proficiência (PRO-EX) é constituído de uma série de amostras controle enviadas pelo PNCQ aos laboratórios participantes, visando conhecer a exatidão dos mesmos.” explica o biomédico patologista clínico do LabHC, Roberto Orling.  

Este processo avalia também a conformidade com os resultados de outros laboratórios participantes do país. “Todos os meses o PNCQ envia ao LABHC amostras controle de todos os exames realizados aqui, e os resultados desses exames são comparados com os padrões do PNCQ e com resultados de outros laboratórios de todo o país. Quando um laboratório tem 100% de acertos significa que 100% dos exames realizados por ele tem os resultados esperados pelo PNCQ e estão dentro de altos padrões de qualidade.” salienta Roberto.  

O Laboratório de Análises Clínicas do HC é um dos maiores laboratórios em área física da região e atende à demanda externa de clínicas e consultórios privados, dos ambulatórios internos da instituição, exames solicitados pelos postos de internação do Hospital de Clínicas e Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, além de quatro unidades de saúde municipais, o que representa mais de 70 mil exames por mês, destacando-se os serviços de Bioquímica, Citologia, Hematologia, Imunologia, Hormônios, Microbiologia, Micologia, Parasitologia, Urinálise, e mais recentemente Biologia Molecular. 


Gostou? Compartilhe