Serviço de Hemoterapia lança e-book sobre doenças transmissíveis pelo sangue

Por
· 3 min de leitura
E-book "Existem doenças transmissíveis pelo sangue?" (Foto: Reprodução)E-book "Existem doenças transmissíveis pelo sangue?" (Foto: Reprodução)
E-book "Existem doenças transmissíveis pelo sangue?" (Foto: Reprodução)
Você prefere ouvir essa matéria?

O sangue é o meio pelo qual transitam diversos organismos, que, quando não são eliminados, podem vir a provocar doenças. As doenças transmissíveis pelo sangue mais conhecidas são: HIV, Hepatites, Doença de Chagas, HTLV e Sífilis. É pensando em levar informação de qualidade à população que o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo lançou o e-book "Existem doenças transmissíveis pelo sangue?", realizado em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), através do Programa de Extensão ComSaúde, projeto Doação de Sangue e com o projeto Gestão e Promoção ao Conhecimento Médico via Desenvolvimento de Serious Games Aplicados a Formação Médica e Gerontecnologia e Academia Passo-Fundense de Letras. 

Conforme a médica Hematologista e Hemoterapeuta responsável técnica da Hemoterapia, Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, o e-book é direcionado para diversos públicos, tendo como objetivo levar informação a respeito das doenças transmissíveis pelo sangue. "É muito importante que o candidato a doador tenha esse conhecimento, pois o sangue doado pode ser transfundido em dois, três pacientes, então ele tem uma grande responsabilidade com o seu ato", salienta a médica. "Ele aborda uma história, para poder narrar e introduzir esse tema para as pessoas que tem interesse em ser um candidato a doador, saber dos potenciais riscos e até mesmo divulgar os riscos de doenças e formas de transfusão não só pela transfusão sanguínea", pontua Cristiane.

Também trata dos cuidados em relação à pandemia, onde o candidato não pode realizar a doação de sangue se estiver gripado ou ter tido contato com alguém que positivou para a Covid-19. "É um e-book com uma linguagem virtual, então temos condições de distribuir pelas redes socais. Não é porque não temos um contato físico, que não podemos disponibilizar um material de apoio e formas de difundir conhecimento, pensando na segurança transfusional", destaca. O e-book também reforça a questão de no mês de dezembro lembrar-se o Dia Mundial de combate ao HIV. 


Envolvimento de estudantes de Medicina no projeto

A produção do e-book “Existem doenças transmissíveis pelo sangue?” contou com a participação de acadêmicas do curso de Medicina da UPF. Uma dessas estudantes é Thauana Wolff, que está no IX nível da graduação e integra o Programa ComSaúde - Projeto Doação de Sangue há 2 anos. “O e-book tem o intuito de elucidar dúvidas e receios comuns que, constantemente, surgem entre a comunidade e os trabalhadores da área da saúde; de ser uma fonte de conhecimento científico, com linguagem acessível à todos os públicos; e de ser um incentivo para que as pessoas criem o hábito de serem doadoras de sangue”, comenta.

Thauana deseja que o trabalho desenvolvido tenha um impacto positivo na vida de cada leitor(a) e que possa servir como estímulo para que a doação de sangue se torne um hábito. “Afinal, em tempos difíceis, a solidariedade humana é indispensável. Com a sua doação de sangue, você pode salvar até 4 vidas”, destaca.


A acadêmica Manuela Meinhardt Pinheiro dos Santos, do X nível do curso de Medicina, também contribuiu com a criação do e-book. Segundo ela, o sangue é uma porta de entrada para numerosos organismos que provocam doenças nos seres humanos se não forem eliminados pelo sistema imunológico. “As doenças transmitidas pelo sangue são umas das mais frequentes nas pessoas e podem ser transmitidas de várias formas, tais como a relação sexual sem uso de preservativo, o uso de drogas injetáveis, compartilhando agulhas e seringas, transfusão de sangue não testado, de mãe para filho durante a gravidez, no parto ou através do aleitamento materno nos casos de AIDS, HTLV, Hepatites e Sífilis”, relata.

Como forma de dar atenção a essas situações, Manuela conta que o material serve como um informativo sobre as doenças transmissíveis pelo sangue e quais delas são testadas no processo de doação de sangue. “O e-book é didático, com ilustrações autorais, para o público em geral, podendo ser usado por médicos e profissionais da saúde, quanto por leigos”, complementa.


Link do e-book: https://hsvp.com.br/painel/admin/upload/arquivos/270_read_doencastransmissiveispelosangue11.pdf 


Gostou? Compartilhe