Idosos acamados começam a ser vacinados

Cerca de 230 pessoas com mais de 60 anos receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Por
· 1 min de leitura
Olívio de Lara da Silva, de 100 anos, foi um dos primeiros idosos pertencentes ao grupo a receber a vacinaOlívio de Lara da Silva, de 100 anos, foi um dos primeiros idosos pertencentes ao grupo a receber a vacina
Olívio de Lara da Silva, de 100 anos, foi um dos primeiros idosos pertencentes ao grupo a receber a vacina
Você prefere ouvir essa matéria?

A vacinação de idosos acamados em domicílio teve início em Passo Fundo na tarde dessa quinta-feira (4). Inoema dos Santos da Silva, de 95 anos, e o marido Olívio de Lara da Silva, de 100 anos, foram um dos primeiros idosos pertencentes a este grupo prioritário a receberem a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 no município. “Desejo muita saúde a todos”, disse Inoema após a aplicação da vacina.

O casal está entre os mais de 230 idosos acamados que deverão ser vacinados na primeira etapa de imunização nacional em Passo Fundo, de acordo com a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde. Eles estão sendo vacinados diretamente em suas residências. A secretária de Saúde, Cristine Pilati, enfatiza que, para otimizar a vacinação, seis equipes foram organizadas e divididas em regiões. “As equipes operam ao mesmo tempo, possibilitando que as regiões sejam atendidas simultaneamente”, explica.

 

Balanço da vacinação

Do dia 20 de janeiro, quando iniciou a vacinação no município, até a última quarta-feira (3), receberam a primeira dose do imunizante 6.491 pessoas, sendo 5.837 profissionais de saúde, 571 idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e 83 indígenas.

A cobertura vacinal dos indígenas e residentes de ILPIs está próxima de ser concluída. No caso dos idosos institucionalizados, dois ainda serão vacinados. Ambos contraíram a Covid-19 e aguardam o período de 30 dias para poderem ser imunizados. Já número de trabalhadores da área da saúde corresponde a aproximadamente metade do total mapeado para a vacinação. Neste momento, recebem a primeira dose trabalhadores de hospitais de áreas não Covid-19.

Para as primeiras doses, Passo Fundo recebeu 8.902 unidades, sendo 5.702 da Coronavac e 3.200 da Oxford/AstraZeneca. As unidades para a segunda dose das pessoas que estão recebendo a aplicação da primeira foram reservadas pelo Estado para garantir a imunização completa.


Idosos com mais de 75 anos

Após a conclusão da vacinação dos acamados e profissionais de saúde do atual ordenamento, será iniciada, por faixa etária, a imunização dos idosos com mais de 75 anos e dos trabalhadores de saúde que atuam em ambulatórios e setores de pronto atendimento, seguidos pelos profissionais de consultórios, laboratórios e demais espaços com atendimento ao público.

A previsão do Governo Federal é encerrar a primeira fase em fevereiro. A segunda e terceira etapa, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), compreendem idosos com idades entre 60 e 74 anos e pessoas com comorbidades, respectivamente. A velocidade da vacinação depende do quantitativo de doses encaminhado ao município.


Gostou? Compartilhe