Passo Fundo recebe 4.690 doses da CoronaVac e retoma vacinação nesta sexta-feira (19)

Doses serão destinadas para a para a primeira dose de idosos e profissionais da saúde

Por
· 3 min de leitura
Idosos de 73 a 76 anos devem ser vacinados com novas doses no estado (Foto: Divulgação)Idosos de 73 a 76 anos devem ser vacinados com novas doses no estado (Foto: Divulgação)
Idosos de 73 a 76 anos devem ser vacinados com novas doses no estado (Foto: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

O governo do Estado iniciou nesta quinta-feira (18/3) a distribuição da segunda maior quantidade de vacinas contra a Covid-19 repassada pelo Ministério da Saúde para o Rio Grande do Sul. São 318,2 mil doses da CoronaVac/Instituto Butantan divididas em 27 caixas. Para a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde foram destinadas 17.720 mil doses. Dessas, 4.690 doses ficaram para Passo Fundo. 

As doses serão distribuídas para os municípios da região entre hoje e amanhã (19). Passo Fundo já recebeu as doses e anunciou a retomada da vacinação para esta sexta-feira. Para profissionais de saúde serão disponibilizadas 1.500 doses, outras 2.580 para idosos, 400 para acadêmicos e 210 para pessoas acamadas e idosos com mais de 70 anos que residem na zona rural.

A vacinação continuará apenas no CTG Lalau Miranda, em formato drive-thru (no carro) ou no interior da unidade para as pessoas que não tiverem como ir de automóvel. O horário foi estendido para das 8h às 18h. “A escolha de um único lugar tem como objetivo otimizar a utilização dos frascos da vacina, que são multidoses. Para que haja agilidade em todo o processo, desde o cadastro até a aplicação das doses, estaremos, todos os dias, com um mutirão no local”, explicou a Secretária de Saúde, Cristine Pilati.

Transporte

O transporte aéreo irá entregar doses em 13 CRS (Foto: Grégori Bertó / Ascom SSP)

Esta é a oitava rodada de transporte aéreo de vacinas pelas forças de segurança. Aeronaves da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil levaram, ao longo da manhã desta quinta (18), caixas térmicas com o imunizante para sete cidades, atendendo 13 CRS do interior, que abrangem um total de 346 municípios, quase 70% do território gaúcho, inclusive Passo Fundo. 

O transporte realizado pelas aeronaves das forças policiais representa ganho considerável de tempo em relação ao transporte rodoviário, além de maior segurança do deslocamento. Tudo é feito em cerca de quatro horas e meia, entre a primeira decolagem no Batalhão de Aviação da BM, no aeroporto Salgado Filho, às 9h30min, e o último pouso, previsto para 14h05min, em Pelotas.

A quantidade de vacinas recebida agora é superada apenas pela primeira remessa, em 18 de janeiro, quando o RS recebeu 341,8 mil unidades. Até agora, já foram nove lotes, entre CoronaVac e Oxford/Astrazeneca, totalizando 1,6 milhão. 

Grupos Vacinados

Idosos de 73 a 76 anos, profissionais de saúde ainda não imunizados e bombeiros militares operando no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem parte da população que poderá tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos próximos dias. A opção foi por destinar todo o estoque para dar continuidade às vacinações de primeira dose.

Os grupos a serem vacinados com este novo lote foram definidos em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com participação da Secretaria da Saúde (SES) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS). 

De acordo com o painel de vacinação, com atualizações diárias da SES, até a manhã desta quinta-feira (18) já haviam sido aplicadas 924.895 vacinas (676.569 na primeira dose e 248.326 na segunda dose).

Cronograma em Passo Fundo

Sexta-feira (19)

Profissionais de saúde de classes relacionadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS):

assistentes sociais, biólogos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais

  • Local: CTG Lalau Miranda
  • Horário: 8h às 18h
  • Documentação necessária: CPF ou cartão SUS, documento de identificação com foto, comprovante de residência e registro atualizado no órgão de classe


Sábado (20) e domingo (21)

Idosos com 72 anos ou mais

  • Local: CTG Lalau Miranda
  • Horário: 8h às 18h
  • Documentação necessária: CPF ou cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência

Segunda-feira (22)

Acadêmicos de Odontologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia que cursam o último semestre.

  • Local: CTG Lalau Miranda
  • Horário: 8h às 16h30
  • Documentação necessária: CPF ou cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de matrícula e declaração da instituição de ensino (que ficará retida)


Ao longo da próxima semana, também serão vacinados os idosos com mais de 70 anos que residem nos distritos de Pulador, Bela Vista, São Roque, São Valentim, Capinzal, Bom Recreio e Sede Independência.

Gostou? Compartilhe