Exames preventivos de câncer bucal serão realizados amanhã (29) no Hospital Municipal

A atividade integra as ações do Maio Vermelho e a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca

Por
· 1 min de leitura
 Os atendimentos serão realizados das 9h às 12h (Foto: Arquivo/Divulgação) Os atendimentos serão realizados das 9h às 12h (Foto: Arquivo/Divulgação)
Os atendimentos serão realizados das 9h às 12h (Foto: Arquivo/Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

Neste sábado (29), no Hospital Municipal, serão realizados exames preventivos de câncer bucal. Os atendimentos serão realizados das 9h às 12h. A atividade, que integra as ações do Maio Vermelho e a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca, será conduzida por cirurgiões-dentistas do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Universidade de Passo Fundo (UPF).

“O câncer bucal é um tumor maligno relativamente frequente, que afeta lábios, mucosas e a língua. É incidente entre homens e mulheres, principalmente, fumantes e pessoas com mais de 40 anos ligadas ao alcoolismo e à exposição solar. Em 2020, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) relatou que o câncer bucal está entre os dez mais frequentes, sendo o quinto com maior prevalência entre os homens”, explica a professora preceptora do programa, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Gabriela Caovilla Felin.

A ação que será realizada no Hospital Municipal vai ao encontro da prevenção e do diagnóstico precoce. “O papel do cirurgião-dentista é extremamente importante na orientação, na prevenção e no diagnóstico precoce, além do tratamento das complicações, reconstruções maxilofaciais e reabilitações, sempre acompanhado de uma equipe multiprofissional”, avalia Gabriela.

A especialista pontua que os indivíduos que apresentarem alterações ou lesões na mucosa bucal serão encaminhados para atendimento e tratamento por meio do programa. “Não apenas executando o diagnóstico precoce, estaremos também proporcionando o tratamento adequado das lesões bucais”, enfatiza.

“O hospital conta com o atendimento dos profissionais residentes, que é voltado a procedimentos cirúrgicos. Assim, pensando no mês de conscientização sobre o câncer bucal, a atividade foi organizada” explica o diretor do hospital, Roger Teixeira Borges.

Gostou? Compartilhe