A terça-feira foi o segundo dia mais quente do verão. Os 32ºC registrados pelos termômetros durante a tarde de demonstraram como deverá ser o restante da semana: termômetros acima dos 30ºC e sensação térmica ainda maior. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, o prognóstico de elevação das temperaturas no mês de fevereiro está se confirmando. "O final do verão será mesmo de temperaturas em elevação, com uma semana de dias quentes", comenta Sampaio.
Além das altas temperaturas se confirmarem pelos termômetros, a ausência de ventos e alta unidade relativa do ar contribuem para uma sensação términa ainda mais elevada. "Na cidade, a sensação térmica chegou aos 35ºC tranquilamente", destaca Sampaio. As tardes de quarta-feira e quinta-feira seguirão no mesmo patamar, com expectativa de chegarem a temperatura mais alta do verão.
Fevereiro de menos chuva
O mês de janeiro teve 126 milímetros de chuva no município. Esta quantidade representa 88% da média, que é de 143,4 milímetros. No ano, a chuva já representa 7% da média de 1.780 milímetros. Porém, apesar de chuvas a baixo da média, a umidade relativa do ar em janeiro ficou acima do esperado. A média é de 71%, mas os registros apontaram umidade em 81%.
Porém, no mês de fevereiro, as chuvas devem diminuir um pouco. "As características das chuvas em fevereiro seguem o que aconteceu nos últimos dias de janeiro: volume significativo, de rápida passagem e em áreas isoladas", destaca Sampaio. O prognóstico para o final do verão e início do outono é de chuvas um pouco abaixo da média.