Segunda-feira (1º) foi o quarto dia consecutivo de calor intenso no Rio Grande do Sul, com sensações térmicas muito altas em diversas cidades do Estado. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Porto Alegre registrou temperatura de 34,4°C com uma sensação térmica de 44°C. Já em Santana do Livramento, a sensação térmica foi de 44,2°C.
Em Passo Fundo, a sensação térmica foi menor, mas os prognósticos prometem que durante esta semana teremos as maiores temperaturas do verão. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, na tarde de ontem, a temperatura alcançou 30,5°C, mas a sensação térmica foi de 35°C. "Estas temperaturas altas estavam previstas para o mês de fevereiro, pois o fenômeno El Niño começa a enfraquecer diminuindo o volume de chuvas e aumentando as temperaturas máximas", explica.
Por causa do calor excessivo, Sampaio afirma que não está descartada completamente a chance de pancadas de chuva nesta terça-feira (2), ainda que no fim da tarde e em poucas áreas da cidade.
Na quarta-feira (3) e na quinta-feira (4), Passo Fundo poderá registrar as maiores temperaturas do ano, chegando a 35°C e sensações térmicas acima dos 40°C. Segundo Sampaio, a maior de 2010, até agora, foi de 33°C no dia 3 de janeiro.