Incentivo a coleta seletiva

Projeto desenvolvido em 32 municípios do Estado chega a Passo Fundo para conscientizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Natália Fávero/ON

O projeto Minuano desenvolvido pela ONG Planeta Vivo realiza em Passo Fundo uma campanha sobre a importância de separar o lixo. Durante a tarde de ontem (29/12), foram entregues folderes na Avenida Brasil explicando como fazer a separação e as implicações positivas que essa ação provoca no Meio Ambiente e na vida dos recicladores que vivem da venda de materiais recicláveis para sobreviver.

A coleta seletiva ajuda a melhorar a qualidade de vida da cidade, do planeta e também gera renda para as famílias dos recicladores. No município existem quatro associações que reutilizam esse material e comercializam para obter renda. Os contêineres instalados em novembro, divididos em lixo orgânico e seco, devem facilitar o trabalho dessas associações que acabarão comercializando muito mais material com a coleta seletiva. Mas, para isso a população deve colaborar na hora de separar os resíduos.

A ONG Planeta Vivo trabalha no município em duas dessas associações, a Arevi, da Vila Bom Jesus e a Catapafu, da Vila Cruzeiro. Os recicladores recebem capacitações sobre a maneira correta de fazer a separação e dicas de comercialização. Além disso, trabalha os valores para a formação humana. O coordenador Executivo do projeto, Daladier Pereira disse que 70% do material coletado acaba sendo misturado. “É preciso que as pessoas se conscientizem e aprendam a separar o lixo. Isso facilita o trabalho dos recicladores”, enfatizou Pereira.

Como funciona o projeto:
O projeto é desenvolvido pela ONG Planeta Vivo, patrocinado pela Petrobras. O programa colabora na organização dos catadores e no fornecimento de equipamentos necessários para qualificar o trabalho deles. A Associação Ecológica de Preservação Ambiental e Desenvolvimento Social e Econômico – Planeta Vivo tem a sede em Venâncio Aires. É uma entidade criada para representar, conveniar e desenvolver programas e projetos que visam difundir a educação ambiental, trabalhando a importância da separação dos materiais recicláveis e a geração de renda realizando oficinas de reciclagem.

Gostou? Compartilhe