OPINIÃO

De dez para sete

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O número de feriados do último ano deve deixar saudade para muita gente. Boa parte dos feriados caiu na quinta-feira, abrindo a possibilidade de emendar com o final de semana, prática recorrente no serviço público. Neste terceiro ano da década de 2010 o mesmo não vai ocorrer. Em 2013 serão apenas sete feriados que deverão cair no meio da semana, a maioria deles no primeiro semestre. No ano passado foram dez.

I I

Depois do feriado de primeiro do ano o próximo será no dia 12 de fevereiro, terça-feira de Carnaval. No terceiro mês do ano, a sexta-feira Santa será celebrada no dia 29. O feriado de 21 de abril, alusivo a Tiradentes, vai cair em um domingo. Mas nem tudo está perdido, pois em maio o Dia do Trabalho será comemorado em uma quarta-feira e o de Corpus Christi lembrado na quinta-feira, 30.

I I I

Entre 30 de maio e 20 de setembro vão se passar quase dezesseis semanas. A efeméride, alusiva a Revolução Farroupilha, vai cair numa sexta-feira. Os feriados de sete de setembro, 12 de outubro e Finados, serão comemorados no sábado. De igual modo o dia oito de dezembro, alusivo a Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município de Getúlio Vargas.

I V

A Proclamação da República, que pôs fim a Monarquia e ao governo de D. Pedro II, será lembrada no dia 15 de novembro, uma sexta-feira. O Natal, que encerra o diminuto número de feriados em dias da semana será celebrado numa quarta-feira.  E já há que esteja de olho no calendário de 2014, 2015 e até mesmo 2016.

Curtas:

# Uma das primeiras medidas do prefeito Marcelo D’Agostini (PP), de Sertão, foi cumprir compromisso assumido com a comunidade durante a campanha.

# O chefe do executivo sertanense e o presidente do Hospital São José, vereador Pedro Alberto Gobbo (PP), firmaram convênio de serviço de plantão médico.

# O serviço será prestado no Hospital São José de segunda a sexta-feira, entre às 18 horas e 06 horas.

# Nos dias da semana o atendimento diurno será prestado no Posto de Saúde.

# Nos feriados, sábados e domingos, o plantão médico estará a disposição no hospital.

# O investimento mensal da municipalidade que será repassado ao Hospital será de R$ 23 mil.

#Já foram definidos os pré-candidatos a prefeito de Erechim pra a campanha que inicia nesta terça-feira (15).

#O vereador Anacleto Zanella (PT), ex. Secretário de Educação será o candidato da situação, e o ex. prefeito Luiz Francisco Schmidt (DEM), da oposição.

# A União Democrática Popular, formada pelo DEM, PDT, PV, PTB, PHS, PP, PSD e PSDB terá como candidato a vice-prefeito Ernani Mello (PDT).

# Para a eleição que acontece no dia três de março, a coligação Erechim no Rumo Certo, formada pelo PT, PMDB, PCdoB, PRB, PSC, PPS, PTdoB e PRB, terá 

 

Dito & Feito: Na quinta-feira (10), o presidente da Assembleia Alexandre Postal (PMDB) voltou a assumir a chefia do Executivo estadual em virtude de viagem do vice-governador Beto Grill (PSB) a Pernambuco, onde conhecerá políticas públicas de enfrentamento às desigualdades regionais. Na sexta-feira (11), Postal realizou audiências na Capital e a tarde participou da posse dos secretários municipais de Carlos Barbosa. Após foi para Bento Gonçalves para audiência na Prefeitura e encerrou a agenda do dia participando da abertura do 25º Rodeio Crioulo Nacional em Veranópolis, no CTG Rincão da Roça Reúna. 

Gostou? Compartilhe